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Palestrantes de São Leopoldo presentes em feira calçadista

 

Diretoras da Ana Roig Aromas, Ana Lúcia Albrecht e Ana Maria Roig falam sobre Comunicação Olfativa no SICC 2025

O SICC 2025 – Salão Internacional do Couro e do Calçado, evento referência no país por ser primeiro encontro entre a indústria calçadista e o varejo nacional e internacional com lançamentos para a primavera/verão, acontece de 13 a 15 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, RS. Além da apresentação dos produtos que estarão nas vitrines a partir do segundo semestre deste ano, o SICC também terá uma intensa programação focada em conteúdos relevantes para lojistas e demais visitantes. Durante os três dias, o eMerkator Talks terá uma série de palestrantes de áreas como tecnologia a criação de conteúdo.

Dentre eles, as empreendedoras Ana Lúcia Albrecht e Ana Maria Roig, que dirigem a Ana Roig Aromas, empresa leopoldense especializada no desenvolvimento e fabricação de artigos de perfumaria para diversos ambientes. Ambas levarão a experiência de uma década de atuação no setor de perfumaria, atendendo tanto residências como o segmento empresarial, palestrando no dia 15 de maio (quinta-feira), às 11h, sob o o tema Comunicação Olfativa como Soft Skill.

Ana Lucia Albrecht, fundou a empresa em 2015, sendo responsável pela criação dos aromas. Sua formação em Hotelaria permite atuar na aromatização de hotéis, lojas, clínicas e residências. Também tgem formação em Educação Física. Ana Maria Roig tem graduação em Relações Públicas com ampla experiência nas áreas de Comunicação Institucional, Relações Internacionais e Comunicação Intercultural.

Sobre o SICC – O Salão Internacional do Couro e do Calçado, é a primeira feira setorial do ano e lança as coleções para a estação primavera/verão, a maior temporada de venda da indústria que compromete 70% de toda a produção brasileira de calçados com vendas para o varejo nacional e para os compradores internacionais.

Marcas renomadas da indústria avalizam o evento com calçados e acessórios especialmente desenvolvidos para a próxima temporada quente do ano. Entre elas estão: Beira Rio, Grendene, Lia Line, Bebecê, Orcade, Werner, Ferracini, Opananken, Jota Pe, Ferrucci, Bottero, Kipling, Cravo e Canela, Penalty, Ala/Zatz, WJ Acessórios, Bloompy, Novopé, Mormaii, La Femme, Rafitthy, entre outras. “As presenças de marcas expressivas garantem o abastecimento do comércio especializado, oferecendo ao lojista uma oportunidade ímpar de efetuar compras, renovar estoques e até comprar produtos pontuais para diversificar as próximas vitrines, satisfazendo o consumidor final”, diz Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, promotora do evento.

“A feira está vindo com a proposta certa para um mercado concentrado, onde o lojista vai fazer suas compras com toda a segurança necessária. Terá à disposição um mix variado e representativo”, diz Frederico Pletsch, fundador e diretor da Merkator Feiras e Eventos. Ele pontua que o final do estoque das lojas com as vendas ocorridas no Dia das Mães, como um alavancador de compras especiais.

O empresário destaca ainda que mesmo com todas as tecnologias disponíveis com ferramentas que percorrem todo o circuito de um ponto de venda, o setor varejista ainda não consegue dispensar a participação em feiras. “Não importa se tem uma ou mais unidades físicas ou opera só com vendas online, ele precisa ver o conjunto de lançamentos, comparar preços das grandes indústrias, analisar as oportunidades de compras e tudo isso em um único ambiente, com menor esforço de deslocamento. Além disto, consegue manter-se atualizado e estabelece uma negociação olho no olho com seu fornecedor e seu colega de profissão. Estes atributos são os valores das feiras e nós buscamos preservar e otimizar todos eles, criando espaços e clima perfeitos para uma interação e negociação durante três dias”, acentua Frederico Pletsch.

Roberta Pletsch avança estes sinalizadores e lembra que a feira se realiza na serra gaúcha, local diferenciado, hoje o segundo destino mais visitado por turistas em toda a América Latina, com segurança, hotelaria, gastronomia invejáveis que garantem uma estadia confortável. “Estamos prontos para receber o lojista, dar acolhida ao industrial e também privilegiar os representantes e todos os profissionais do setor. O ano de vendas da indústria calçadista brasileira inicia na nossa feira”, finaliza.

Palestras no SICC

Segue abaixo a programação do eMerkator Talks nos três dias de feira.

13 de maio – Terça-feira

•11h: “Qual a tendência que vende?” com Juhlara Silva, estilista e diretora da Pirei Trends;

•14h: Inovação como vetor do desenvolvimento econômico, com Daiana Monzon, Secretária de desenvolvimento econômico da prefeitura de Novo Hamburgo;

•15h: Mercado infantil: tendências de moda e comportamento para vender mais, com Kátia Duarte, Cool Hunter de Moda Infantil e Content Creator do Pop Pop;

•17h: Como a Inteligência Artificial vai revolucionar a gestão das lojas de calçados, com Gillian Stuart, da Linx;

•18h: De Tendência a Referência: Construindo uma marca memorável, com Francinne Bacelar, do Sebrae Nacional.

14 de maio – Quarta-feira

•14h: Inovar no varejo de moda não precisa ser caro, com Alex Marques, da Data System;

•15h: Varejo Prateado: Tendência ou nova regra do jogo? com Mateus Piveta e Mariana Ostjen, da Geronto Fair;

•16h: 5 Segredos para sua loja de calçados vender mais, com Nathan Polete, executivo de vendas da Linx;

•17h: Os segredos da gestão de estoque eficiente para elevar o faturamento, com Rafael Reolon, diretor da Linx Retail e Renato Barboza, diretor da La Femme Calçados.

15 de maio – Quinta-feira

•10h: The South Base: Conectando tradição e inovação, com Christian Thomas, CEO da CT Shoes Solutions;

•11h: Comunicação olfativa como soft skill, com Ana Roig Aromas e Ana Lucia Albretch;

•12h: Presença Digital Inteligente, com o criador digital Albino Fashion.

Seguem as fotos e biografias dos palestrantes:

Albino Fashion

Cargo: Publicitário e Criador digital

Publicitário com MBA em Marketing, Criador de Conteúdo e Estrategista a mais de 10 anos, Prof. de Digital Branding, Colunista de Moda no Diário de Santa Maria e com programa diário, das 15:30h as 17h, na Rádio CDN 93.5 FM e TV Diário (Canal 26 e 526).

Alex Marques

Cargo: Diretor Comercial Data System

Diretor comercial na Data System, empresa comprometida com a transformação física e digital do varejo de calçados e roupas. Graduado em análise de sistemas com MBA em gestão e em tecnologia da informação.

Ana Lucia Albrecht

Cargo: Diretora Ana Roig Aromas

Formação em Hotelaria e Educação física, com atuação na área de personal training.

Opera na área de aromatização de hotéis, lojas, clínicas e residências.

Fundadora da Ana Roig Aromas em 2015, onde atua como criadora dos produtos Ana Roig.

Ana Maria Roig

Cargo: Diretora Ana Roig Aromas

Relações Públicas. Experiência nas áreas de Comunicação Institucional, Estudos de Públicos, Relações Públicas Internacionais e Comunicação Intercultural. Doutora em Comunicação Social – Linha de pesquisa “Comunicação e Práticas Sociopolíticas”..

Christian Thomas

Cargo : CEO da CT Shoe Solutions Brazil

Graduado em Artes Visuais e Estilismo de Calçados pela Universidade Feevale; Integra o Conselho Estratégico do “THE SOUTH BASE”, é Vice Presidente do Conselho da Fundação Ernesto Frederico Scheffel. Por décadas viaja o mundo para investigar comportamentos de consumidores e de consumo. Possui vasto conhecimento do segmento calçadista e dos polos produtores. Já atuou em ambas as frentes, tanto como produtor quanto comprador de produtos de marcas relevantes para o mercado norte americano. Atualmente é CEO da CT Shoe Solutions Brazil, Soluções inovadoras para o mercado mundial de calçados.

Daiana Monzon

Cargo: Secretária de desenvolvimento econômico, inovação e turismo de Novo Hamburgo

Comunicadora (de formação) e entusiasta da inovação, é doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Apaixonada por empreendedorismo, auxilia startups na transformação de ideias em negócios. Curte ideação, mas ama mesmo a solução. Tem uma relação bem próxima com startups: atua há mais de 15 anos no ecossistema de inovação. Acredita que soluções inovadoras têm o poder de transformar o mundo.

Atualmente, é Secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Novo Hamburgo, onde lidera ações estratégicas para fortalecer o empreendedorismo, incentivar a inovação e impulsionar o crescimento econômico do município.

Francinne Bacelar

Cargo: Gestora de moda Sebrae Nacional

É gestora da Moda no Sebrae Nacional. Atuou no Sebrae Amapá, com experiência na gestão estadual do setorial de moda, turismo, relações transfronteiriças, Comissão Permanente de Licitações, políticas públicas e desenvolvimento territorial. Desenvolveu produtos com foco no varejo da moda e foi conteudista de soluções em compras públicas da agricultura familiar. Empreendeu no mercado do varejo calçadista em Macapá/AP.

Gillian Stuart

Cargo: Head de tecnologia na Linx

Gillian tem mais de 14 anos de experiência em desenvolvimento de software, especializado em ERP para o varejo. Ele auxilia empresas na formação e gestão de times de tecnologia de alta performance, fomentando inovação. Com expertise em gestão de equipes, orçamento de tecnologia e custos cloud, foca na solução de desafios tecnológicos e na criação de produtos de receita recorrente. Também possui habilidades em comunicação, negociação e metodologias ágeis (PMI-PMBOK e PMI-ACP).

Julhaura Silva

Cargo: Estilista e diretora da Pirei Trends

Vive e respira moda. São mais de 13 anos traduzindo tendências internacionais para o mercado, Atuou como estilista, desenvolvendo produtos que conectam marcas aos desejos reais dos consumidores, sempre com olhar estratégico e criativo. Especialista em traduzir tendências internacionais para o varejo nacional, presta consultoria para marcas e lojistas que desejam transformar informação de moda No YouTube, compartilha sua visão com leveza e autoridade para mais de 11 mil inscritos, reforçando seu compromisso em democratizar a moda com profundidade e autenticidade.

Kátia Duarte

Cargo: Cool Hunter de Moda Infantil e Content Creator do Pop Pop

25 anos de experiência no mercado. Content Creator do Pop Pop. Mentora criativa de marcas infantis. Palestrante. Socióloga/Antropóloga (em formação).

Mateus Piveta

Cargo: Fundador e Diretor da PVT Gestão Estratégica

Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing Estratégico e Mestre em Ciência da Computação, atua como palestrante, mentor e consultor em projetos de estratégia de negócios, transformação digital e inovação. Co-Fundador da ABO Academy e fundador da PVT Gestão Estratégica, uma empresa especializada em na concepção de estratégia de neggócios para Pequenas e Médias empresas, é um incentivador, estudioso e disseminador dos princípios e valores presentes no pensamento evolucionário em gestão de negócios, sendo co-autor do livro “Gestão, como evoluir em uma nova realidade”, escrito por diversos profissionais renomados do Brasil, lançado em 2024 no maior evento cultural da América Latina, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Já atuou e contribui com projetos de comunicação e branding para importantes marcas nacionais como Panvel, VIVO, Itaipu Binacional, CPFL, Gerdau entre outras.

Mariana Ostjen

Cargo: Head de Negócios Geronto Fair e Gerente Comercial e Marketing Merkator

Publicitária, especialista em marketing estratégico, marketing digital e antropologia. Cursando teologia.

Soma 17 anos de experiência na área da comunicação. Atualmente é Gestora Comercial e Marketing na Merkator Feiras e Eventos, gerindo as marcas SICC, Zero Grau e Geronto Fair.

Acredita no poder de uma comunicação humanizada e direciona seu olhar as áreas de branding e comportamento.

 

Nathan Polete

Cargo: Executivo de vendas da Linx

Executivo de vendas da Linx, com vasta experiência no segmento de tecnologia para o varejo de calçados

Rafael Relon

Cargo: Diretor na Linx Retail

Rafael Relon é diretor na Linx Retail e cofundador da Sapato Show e SapatoShow.com. Com uma sede insaciável por empreendedorismo, Rafael é apaixonado por empresas, negócios e pessoas. Ele tem se destacado na gestão de varejo, combinando inovação tecnológica com uma aborda-gem centrada no cliente para transformar o setor de calçados.

 

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