Além das “Zonas Industriais”, São Leopoldo conta com um dos primeiros Parques Tecnológicos do país. Estrategicamente situado, parte dentro do campus da UNISINOS e parte em área anexa à universidade, regulamentada pelo Plano Diretor como Área Especial de Interesse de Atividade de Tecnologia de Informática.
O TECNOSINOS está construído em 34 mil metros quadrados de um total de 25 hectares de área territorial. No local estão presentes empresas de dez países: Brasil, Suécia, Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda, Índia. Itália e México. Entre as especialidades estão as empresas de tecnologia da informação; comunicação; convergência digital; semicondutores; automação; alimentos funcionais e nutracêutica; tecnologias socioambientais e energia.
O Parque conta hoje com 80 empresas nestas áreas, e agrega valor pelo conhecimento científico em sua aplicação prática às necessidades do setor empresarial. O faturamento do Parque é da ordem de R$ 2,5 bilhões/ano, e gera 4,5 mil empregos.
Em 2010 e 2014, o TECNOSINOS foi reconhecido no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador promovido pela ANPROTEC na categoria Parque São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã no Brasil. Em 2011 recebeu reconhecimento internacional, com o segundo lugar da sua incubadora no prêmio de Best Science Based
Incubator of 2011.
O TECNOSINOS se situa no centro geográfico de um hub tecnológico inédito no país, formalizado em 25 de agosto de 2016, pela parceria com os parques Tecnológicos TECNOPUC (Porto Alegre) e TECHPARCH (Novo Hamburgo). Os três parques reúnem 250 empresas tecnológicas e 12 mil profissionais.
As empresas que compõem o TECNOSINOS estão neste LINK.
UNITEC – Nascida com o objetivo de estimular a cultura empreendedora para promover o fortalecimento econômico da região, a Incubadora Tecnológica UNITEC possui 30 empresas incubadas e 15 graduadas. Atuando na gestão executiva do Tecnosinos como representante da UNISINOS, uma das partes integrantes na governança do parque, o Complexo Tecnológico UNITEC também tem entre suas responsabilidades a atração e implementação de investimentos. A UNITEC conquistou em Auckland, na Nova Zelândia, o 2º lugar no concurso de “Best Science Based Incubator of 2011”. A premiação aconteceu na durante a 10ª Conferência Anual de Incubadoras e Prêmios. Um total de mais de 50 incubadoras, de 25 países, concorreram ao prêmio que é oferecido pela The Technopolicy Network e pelo Centre for Strategy and Evaluation Services (CSES) desde 2002.
Em dezembro de 2014, no evento promovido pela The Technopolis Network, na cidade de Enschede, na Holanda, a UNITEC recebeu o prêmio de Primeiro Lugar em Sustentabilidade e a honraria máxima: o Prêmio Global de Melhor Incubadora. Concorreram incubadoras de 27 países. O Prêmio é baseado em critérios homologados pela União Europeia para análise de dados competitivos entre incubadoras, e auditado pela empresa CSES – Centre for Strategic & Evaluation Services, do Reino Unido.
AMPLIAÇÕES
UNITEC 2: Inaugurada em novembro de 2015, o prédio de 2 andares e 2.000 metros quadrados pode abrigar até 37 empresas com foco em inovações tecnológicas. O investimento foi da ordem de R$2,6 milhões.
UNITEC 3: Inaugurada em 24 de agosto de 2016, um prédio de 2 andares e 2.000 metros quadrados para abrigar 20 núcleos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de nutracêutica e eletroeletrônica.
PARTEC GREEN – Com prazo de início de operações em 2018, encontra-se em obras o prédio da PARTEC GREEN, dentro do condomínio Polo de Informática, no TECNOSINOS. O prédio, destinado a empresas de Informática, terá 11 pavimentos tipo, com 20.896,24 m² de area total construída e 7.886 m² de Área Privativa, contando com restaurante, centenas de vagas de estacionamento coberto e outras comodidades.
A Partec irá atingir a Certificação LEED no nível Platinum (maior nível possível). Será um dos primeiros empreendimentos do Rio Grande do Sul a atingir tal nível, sendo que o Brasil possui menos de 10 prédios certificados Platinum no momento.