O parque industrial de São Leopoldo se caracteriza pela diversidade. A maior força está no setor metal-mecânico, com empresas de todos os portes,produzindo artigos os mais diversos, como: motosserras, ferramentas, autopeças, armas, equipamentos agrícolas, bombas hidráulicas e fornos. Destaca-se também no município o setor da borracha, essencialmente voltado para a produção de peças técnicas para máquinas, equipamentos agrícolas e para a indústria automobilística.
DISTRITOS INDUSTRIAIS
DISTRITO INDUSTRIAL DA SÃO BORJA – É o maior e mais antigo Distrito Industrial do Município, que conta com aproximadamente 282 ha. Abriga empresas de porte, como a Stihl, Taurus, Klabin, Copé, Delga e Gráfica Art Laser (ex- Palotti).
DISTRITO INDUSTRIAL MÁLAGA – O Distrito Málaga foi urbanizado pela prefeitura de São Leopoldo a partir de uma parceria com 13 empresas que adquiriram a quase totalidade de um dos quarteirões. Em 2022, registrou 24 empresas de diferentes segmentos, gerando cerca de 500 vagas de empregos diretos.
A área total do loteamento é de 40,5 ha e conta com 38 lotes com área média de 6.000 m² cada.
ZONA INDUSTRIAL VICENTINA – É um dos mais antigos da cidade e conta com empresas de grande porte numa área de 37,5 ha.
DISTRITO INDUSTRIAL DA ZONA NORTE – Em complemento à existência de várias empresas instaladas na zona industrial no norte da cidade, o município criou um loteamento industrial no Bairro Arroio da Manteiga. A administração municipal concede incentivos para a instalação de empresas em 66 lotes totalmente urbanizados que estão sendo cedidos a preço subsidiado, através de Editais Públicos. Enquanto empresas se instalam, a prefeitura constrói a infraestrutura urbana, que está 90% concluída, incluindo a estação de tratamento de esgotos, inaugurada em setembro de 2016. A Zona Norte tem a maior área da cidade para expansão industrial, conforme mapa de Setorização do Plano Diretor de São Leopoldo.