Programa norte-americano TTL proporciona aos estudantes contato com as mais recentes ferramentas de software para o desenvolvimento de seus projetos estruturais e de viabilidade
A Escola Politécnica da Unisinos e a Gabster anunciaram a instalação do Trimble Tecnology Lab (TTL), programa que oferce soluções de última geração para estudantes e professores nas áreas de Engenharia e Arquitetura. O lançamento aconteceu no dia 12 de abril, com o evento Trimble Day, apresentando as ferramentas Tekla e SketchUp.
A criação dos laboratórios foi uma iniciativa da Gabster, plataforma que conecta arquitetos, designers e especificadores à indústria. Em 2017, Cleandro Nilson, CEO da empresa sediada no Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), identificou a existência do programa Trimble Technology Labs dentro da Trimble, empresa norte-americana detentora do software SketchUp. Esse programa possibilita que instituições de ensino tenham acesso às ferramentas do portfólio da Trimble. Após contato inicial com a Unisinos, a Trimble visitou a Universidade e aprovou o investimento. “O Trimble Technology Lab representa uma tendência de mercado. Nosso objetivo é contribuir para a formação de profissionais qualificados e atualizados com as tecnologias mais avançadas”, afirma Nilson.
Os TTLs são laboratórios implementados pela Trimble em universidades de destaque ao redor do mundo, oferecendo soluções de última geração para estudantes e professores nas áreas de arquitetura e engenharia. Atualmente, apenas 30 instituições são contempladas, sendo a Unisinos a segunda no Brasil, ao lado da USP. Como parte do convênio, a Unisinos recebeu diversos softwares, representando um investimento de US$ 15 milhões. Os TTLs foram instalados nas salas TEDU 211 em Porto Alegre e C08 100L em São Leopoldo, acompanhados de um projeto de sinalização e adesivagem.
Adalberto Heck, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, expressa entusiasmo com a iniciativa. “Esses laboratórios proporcionarão aos estudantes o contato com as mais recentes ferramentas de software para o desenvolvimento de seus projetos estruturais e de viabilidade. Com essa oportunidade, eles estarão mais preparados para atender às demandas profissionais do mercado e das indústrias”, destaca.
Redação: Camila Kehl | Imprensa Tecnosinos
Edição: Elizabeth Renz | Coordenadora de Conteúdo Portal São Leopoldo Negócios & Cia | (51) 981846227 | imrpensa@slnegociosecia.com.br