Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

São Leopoldo recebe OSPA para celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã

OSPA - maestro Evandro Matté, o espetáculo tem entrada franca. Vitória Proença/Ospa/Divulgação

Orquestra realiza apresentação gratuita no dia 10 de outubro no Santuário Sagrado Coração de Jesus

Santuário Sagrado Coração de Jeseus
Santuário Sagrado Coração de Jeseus

Lar dos primeiros imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, São Leopoldo é o próximo destino da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS).

A Orquestra leva à cidade a apresentação que integra as comemorações oficiais do Bicentenário da Imigração Alemã no Estado, com repertório recheado de grandes nomes da tradição germânica, como Bach, Beethoven e Brahms.

Inicialmente agendado para 3 de maio, o concerto precisou ser adiado devido às enchentes que castigaram a região.

 

Santuário Sagrado Coração de Jesus recebeu a 9ª Sinfonia de Beethoven, promovida pela Presto Produções e Promoções Artísticas
Santuário Sagrado Coração de Jesus recebeu a 9ª Sinfonia de Beethoven, promovida pela Presto Produções e Promoções Artísticas

PARCERIA

Realizado em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo, o concerto integra a Série Interior dentro da Temporada Artística 2024 da OSPA, que há mais de 70 anos leva música a todos os cantos do Rio Grande do Sul. Com regência do maestro Evandro Matté, o espetáculo conta com a participação do cantor lírico argentino Matías Herrera como solista convidado.

O programa do concerto celebra a herança musical de grandes compositores nascidos na Alemanha, como Ludwig van Beethoven (1770-1827), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Johannes Brahms (1833-1897) e Jacques Offenbach (1819 – 1880). O repertório inclui também outros compositores de língua alemã, como os austríacos Franz Von Suppé (1819 – 1895), Johann Strauss II (1825-1899) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791).

Como é tradição nos concertos da OSPA no Interior, o programa traz uma peça brasileira: “Batuque”, parte da Série Brasileira (1891) do compositor nacionalista cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920).

Tenor argentino Matías Herrera

Tenor – Em sua estreia com a OSPA, o tenor argentino Matías Herrera interpreta três árias extraídas das óperas “Don Giovanni”, de Wolfgang Amadeus Mozart ( 1756-1791), “L’Elisir D’Amore”, de Gaetano Donizetti, e “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini (1792-1868).

Formado no Conservatório de Música Julián Aguirre e no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón, em Buenos Aires, Herrera é um dos cantores selecionados para o Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores, realizado pela OSPA por meio da Sedac-RS.

OSPA NO BICENTENÁRIO

Terra de alguns dos maiores gênios da música, a Alemanha deu ao mundo nomes como Bach, Beethoven, Schumann, R. Strauss, Brahms e Mendelssohn.

Ao longo de 2024, a OSPA celebra a herança musical desses e outros grandes compositores em Porto Alegre e nas cidades gaúchas que mais receberam imigrantes alemães 200 anos atrás. Os concertos integram a programação organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida por Decreto do Governador do Estado).

Entretanto, após as cheias que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio, a programação precisou ser replanejada. Nos últimos meses, a Orquestra conseguiu levar a sua homenagem musical a Santa Cruz do Sul, Taquara e Lajeado.

As próximas datas confirmadas são 12 de dezembro, em Erechim, e 15 de dezembro, em Lagoa dos Três Cantos. Já na Casa da OSPA, em Porto Alegre, os próximos concertos da programação comemorativa são “Wagner & Strauss” (30/11) e “Carmina Burana” (07 e 08/12).

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE – CONCERTO DA SÉRIE INTERIOR – SÃO LEOPOLDO

Quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Início do concerto: às 19h30.

Onde: Santuário Sagrado Coração de Jesus (Rua Luetgen, 78 – Padre Reus – São Leopoldo)

ENTRADA FRANCA

Este concerto disponibiliza medidas de acessibilidade.

Direção Artística e regência: Evandro Matté

Solista: Matías Herrera (tenor)

PROGRAMA

Franz Von Suppé | Abertura da ópera Cavalaria Ligeira

Ludwig van Beethoven | Abertura Coriolano, Op. 62

Wolfgang Amadeus Mozart | Il Mio Tesoro, da ópera Don Giovanni

Solista: Matías Herrera

Johann Sebastian Bach | Ária da Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior, BWV 1068

Gaetano Donizetti | Una Furtiva Lagrima, da ópera L’Elisir D’Amore

Solista: Matías Herrera

Johann Strauss II | Valsa do Imperador

Gioachino Rossini | Ecco, Ridente in Cielo, da ópera O Barbeiro de Sevilha

Solista: Matías Herrera

Alberto Nepomuceno | Batuque, da Série Brasileira

Johannes Brahms | Dança Húngara nº 5

Jacques Offenbach | Galop, da opereta Orpheus

Outras notícias