Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

O consumidor tem o poder de alavancar a economia local

 

A frase acima é de Solon Stapassola Stahl, o diretor executivo da Sicredi Pioneira RS, que palestrou nesta quinta-feira, 18, no Momento do Empreendedor da ACIST-SL, em apresentação on-line. “O consumidor não tem ideia do quanto ele pode alavancar a economia da sua cidade. E não me refiro a apenas comprar dos pequenos negócios, quanto de grandes redes, porque o importante é a manutenção dos empregos e dos impostos que ali são gerados”, destaca. A cooperativa de crédito vem promovendo a campanha “Juntos pelo consumo local”, cuja intenção é buscar a recuperação econômica das comunidades com o apoio dos seus consumidores, fazendo a economia girar dentro da própria cidade e, assim, retomando os empregos e geração de renda.

 

“Está nas mãos das pessoas comprar de estabelecimentos das suas cidades e que estejam 100% regularizados, pois é deles que virão os impostos”, alerta. Ele reconhece que as compras grandes redes nacionais e internacionais via sites podem ser um grande atrativo, mas não geram nenhum tributo para a localidade. Daí vem o apoio de diversas entidades para a promoção e valorização das atividades locais, apoiando os negócios locais por meio de campanhas e estímulos, como a criação de canais de vendas digitais, a exemplo das grandes redes. “Nós vivemos em um ecossistema em que precisamos uns dos outros para manter a riqueza na comunidade”.

 

Questionado pelo presidente de ACIST-SL, Siegfried Koelln, sobre os efeitos das restrições ao consumo impostas pelas medidas de isolamento social, Solon sugere que o poder público precisa pensar globalmente, mas agir localmente, porque a dinâmica dos municípios é diferente uns dos outros. A vida é inegociável, ressalta, mas é preciso ter um olhar para a preservação da economia e daí vem a avaliação sobre o comportamento local. “Os governos federal e estadual monitoram, mas a decisão deve ser do município, justamente por conhecer as características da sua população”.

 

Outro conselho que o diretor executivo do Sicredi aponta é para a necessidade de o pequeno empreendedor formalizar o seu negócio. “A informalidade prejudica o acesso ao crédito e aos incentivos que muitas entidades oferecem para alavancar a empresa e, ao mesmo tempo, os impostos que ele gera também impacta na economia da cidade. É um efeito cascata”.

 

O executivo também reconhece que os empreendedores estão fazendo os mais diversos esforços para manter seus negócios e até mesmo inovar em um espaço de tempo muito curto. “A pandemia ocorreu muito rápido. Nem todos têm a agilidade e o fôlego financeiro necessários para reorganizar a sua empresa e para isto, é preciso estar atento a dois ‘patrões’ muito importantes”, avisa. O primeiro deles é o caixa, que deve estar equilibrado e positivo. “Muitos empreendedores ainda confundem seu caixa pessoal com o da empresa e isto é muito perigoso”, alerta. O segundo chefe é o mercado. “É preciso rever o que está sendo oferecido para o cliente e nesta área entra a inovação”.

 

O conteúdo do Momento do Empreendedor, que contou com a coordenação da gerente executiva da ACIST-SL, Maiara Fangueiro está disponível na página da ACIST-SL no Facebook: https://www.facebook.com/acistsl/ e também no seu canal no  You Tube.

 

A realização do evento contou com o patrocínio das associadas: Sicredi, Br Suply, Certivale, Intercity, SKA, Vila Rica, Frontec e Unimed.

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM