Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Nível de Atividade de São Leopoldo cai no 2º trimestre de 2023

Desempenho menor foi causado pela redução das exportações

A redução do faturamento com os embarques ao exterior dos principais produtos fabricados no município é uma das principais causas do desempenho negativo de 0,3% do Indicador de Nível de Atividade de São Leopoldo no segundo trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022. As exportações fazem parte dos pilares do indicador, juntamente com o número de empregos, de arrecadação e do IBC-BR. As divisas com o mercado internacional caíram 17,8%, finalizando o período em US$ 134 milhões.

 

O setor de armas e munições, que tem uma participação de 37% sobre o total das exportações, contabilizou uma redução de 8,5% no faturamento. Já máquinas não elétricas, que têm um percentual de 21% de participação, registrou queda de 32,7% nas divisas, segundo por motores de pistão, que teve um desempenho negativo de 32,2%.

 

Os Estados Unidos, principal mercado comprador, com 51% de market share, comprou 9% a menos no período. Desempenho negativo também teve a Alemanha. Segundo maior mercado, reduziu as aquisições em 29%.

 

A geração de empregos formais, que é o saldo de admitidos menos desligados em São Leopoldo foi de 625 vagas criadas no 2º trimestre de 2023. No mesmo período de 2022, este número ficou em 578 vagas abertas. Com este desempenho, ficou em terceiro lugar no volume de contratações em relação aos municípios comparados.  Gravataí  contratou 1.394 trabalhadores, enquanto Canoas registrou 1.056. Novo Hamburgo ficou em último lugar, com 330 contratações. Estima-se que 54.343 pessoas encontram-se formalmente empregadas em São Leopoldo.

 

A divulgação dos dados ocorreu nesta sexta-feira, 22, durante a apresentação da 21ª edição do Boletim Socioeconômico Trimestral da ACIST-SL. O economista Marcos Lélis, coordenador do Núcleo de Excelência Competitividade e Economia Internacional da Unisinos esclareceu que este desempenho segue a tendência nacional sobre a redução das exportações.

 

A publicação trouxe também o bloco temático Saúde Pública, cujo conteúdo pode ser acessado na página da ACIST-SL https://acistsl.com.br/arquivos/boletim-socieconomico-trimestral–21–edicao—saude-publica1695403229.pdf

 

Patrocínio – A realização do Boletim Socioeconômico Trimestral da ACIST-SL conta com o patrocínio da Sicredi Pioneira e Frontec e apoio do Sebrae.

Outras notícias

Castástrofe Climática: ACIST-SL cancela eventos de maio

  Devido aos graves efeitos da catástrofe climática que assola São Leopoldo, a ACIST-SL cancelou todos os eventos programados para maio. “Nossos esforços estão concentrados em apoiar os atingidos pela enchente. Criamos uma força-tarefa com nossos associados para receber e