Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Madrigal PRESTO celebra 15 anos em concerto especial do Projeto MusiCâmara

Ministério da Cultura e Presto Produções e Promoções Artísticas, apresentam Projeto MusiCâmara 2023

O concerto do mês de outubro do Projeto MusiCâmara, recebe o Madrigal PRESTO, em um concerto muito especial, que celebra os 15 anos de atividades ininterruptas do grupo. O concerto ocorre, excepcionalmente, no sábado, dia 28 de outubro,  às 20h, na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450), em São Leopoldo.  Entrada Franca.

O Madrigal PRESTO, que tem um trabalho contemporâneo ao Projeto MusiCâmara, é o aniversariante da noite. Surgiu a partir de um concerto preparado especialmente para a programação deste Projeto. A partir de então, sob a regência de João Paulo Sefrin e a preparação vocal de Lucia Passos, tem se dedicado à interpretação de um repertório original para esta formação, especialmente dentro da música brasileira.  Ao longo dos anos vem se tornando uma referência no Rio Grande do Sul e no Brasil e vem ampliando suas atuações, tendo sempre como premissa qualidade e a excelência artística.

No programa, obras de xxx

 

Depoimentos

João Paulo Sefrin, regente e Lúcia Passos, Preparadora Vocal, escreveram sobre o sentido da celebração dos 15 anos do Madrigal PRESTO:

“Neste mês de outubro de 23, o Madrigal Presto comemora seu aniversário de 15 anos.

Ao longo dessa jornada, cantamos um vasto repertório, privilegiando a música original para coro, valorizando a produção brasileira. Sobretudo, sempre valorizando aquilo que nos diferencia e nos destaca: o esmerado trabalho vocal. Mais do que isso, buscamos traduzir na nossa identidade vocal e através das músicas que executamos, todas as lições que a vida nos ensina, de amizade, companheirismo, afeto, engajamento com a sociedade.

No dia 28 de outubro próximo, vamos mostrar algumas músicas que marcam nossa caminhada de 15 anos. Será uma celebração emocionante deste tempo passado, mas com os olhos voltados para o futuro, reafirmando nossa crença na Música Coral e na Arte como ferramentas fundamentais para a transformação urgente e necessária, no caminho da igualdade, humanidade e solidariedade.

Viva os 15 anos do Madrigal Presto!”

João Paulo Sefrin

 

“Comemorar os 15 anos do Madrigal Presto é celebrar a vida com muita música, amizades e alegria!

15 anos  de desafio ,sempre buscando a qualidade do repertório , com obras originais para coro, estreia de composições para coro e orquestra e belos arranjos da música popular brasileira!

Um regente competente e amigo nos conduz a uma realização primorosa.Cantores dedicados ,formando uma mesma família ,embarcam nos nossos sonhos que se tornam realidade!

Assim foram esses 15 anos plenos de realização e prazer. Que venham muitos outros e que mais pessoas vivam a alegria de fazer música!”

Lucia Passos

 

As cantoras, Janete Vargas e Carine Fick, integrantes do grupo desde a sua criação, também escreveram sobre o aniversário do Madrigal PRESTO

Madrigal Presto, 15 anos ! Parece que foi ontem e tantas coisas emocionantes já aconteceram. Tudo começou,  de forma  despretensiosa, para uma única apresentação em comemoração ao Dia da Reforma. Ledo engano. Nasceu um pequeno grupo na época que agora completa 15 anos de existência. O canto coral é viciante , cativante , envolvente e até terapêutico.  Quase impossível de abandonar. Nestes 15 anos , muitas emoções, tanto nos ensaios , como nos concertos, desde os mais singelos até os que foram acompanhados por orquestras. Algumas partidas e despedidas de integrantes que deixaram saudade.  O Madrigal Presto é uma família, unida pelos laços da música. Só tenho que agradecer  ao nosso regente João Paulo Sefrin e a nossa professora  de técnica vocal , Lucia Passos por terem lembrado de mim para fazer parte deste grupo maravilhoso,  há 15 anos”.

Janete Vargas

 

“Em agosto de 2008, um grupo de cantores aceitou o desafio de, em menos de 2 meses, preparar um repertório de 11 peças à capella para ser apresentado na data de comemoração da Reforma Luterana.

 Com 3 integrantes em cada naipe e estrutura de madrigal, o novo coro iniciou o trabalho com garra. Cada um foi chamado não só pela capacidade vocal, mas pelo espírito. Alguns já se conheciam; outros, não. Mas todos tinham em comum o amor pela música coral, a sensibilidade, o afeto e o respeito pelo outro. A união e a amizade foram consequências naturais.

Lúcia Passos, com maestria, uniu as vozes, extraiu de cada um o seu melhor, construindo o som que, ainda hoje, caracteriza o Madrigal Presto. Já João Paulo Sefrin, com sua competência e sensibilidade, fez brotar das partituras toda a beleza de cada música.

No altar, durante a apresentação, o coro era um só som, um só foco, uma absoluta conexão. A música era construída, na sua plenitude, em frente a um público atônito que lotava a igreja do Relógio.

E é com essa lembrança em mente que afirmo: ser uma das fundadoras desse grupo é uma honra e um orgulho. A cada novo projeto, o resultado prova que tomamos a decisão correta naquela noite de 31/10/2008, quando, no êxtase do final do concerto, entre abraços, sorrisos e fotos, decidimos que o Madrigal Presto deveria continuar. E aqui estamos depois de 15 anos. Vida longa ao Madrigal Presto!”

Carine Fick

 

 

 

Madrigal PRESTO

O Madrigal PRESTO, criado em 2008, é formado por 30 cantores com o objetivo de difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-musical na interpretação de obras de destacado valor no repertório coral, escritas para essa formação, além de interpretar obras de compositores brasileiros em primeira audição  e arranjos de música popular brasileira.

Tem se apresentado em eventos culturais, festivais de coros no Rio Grande do Sul e em outros estados.

Em 2012 apresentou a Missa Brevis de Joseph Haydn com a Orquestra de Câmara FUNDARTE e em dezembro de 2015 participou da turnê Mestres da Música Clássica, que percorreu 08 cidades do estado, interpretando a Petite Messe Solennelle de Rossini, obra para Coral, piano, órgão e quarteto vocal solista.

Em 2023 o Madrigal PRESTO celebra 15 anos de atividades.

 

 

Serviço

O que: Projeto MusiCâmara – Concerto de Aniversário do Madrigal PRESTO

Quando: 28 de outubro, sábado20H

Onde: Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo

  • Entrada Franca

Outras informações

Presto Produções

☎️ 51 3037 7784

🤳🏼 51 9 91186763 (whtsapp)

📩 prestocontato1@gmail.com

 

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM