Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Festival Musicâmara reúne corais da região

Festival acontece entre os dias 8 e 11 de julho, na Igreja de Cristo (Igreja do Relógio) com entrada franca

Valorizar a beleza do canto coral, que é um dos legados da Imigração Alemã para o Rio Grande do Sul. Este é o grande objetivo do Festival Musicâmara, que a Presto Produções e Promoções Artísticas promoverá nos dias 8, 9, 10 e 11 de julho, sempre às 20h, na Igreja de Cristo (mais conhecida como Igreja do Relógio). “Desejamos proporcionar à comunidade um momento de beleza e de sonoridade, estimulando o retorno às atividades de modo leve, após este difícil período”, ressalta Lúcia Passos, fundadora da Presto e também preparadora vocal, referindo-se à enchente ocorrida em maio e que atingiu milhares de pessoas.

 

Ela lembra que o canto coral serviu para a socialização dos imigrantes alemães,  reunindo as pessoas nos casamentos, nas missas, nas festividades comunitárias e outros eventos.

Durante o Festival, também será exibido o documentário Nossas Origens – O Legado da Imigração Alemã produzido pela Presto. “O roteiro celebra a força e a coragem dos imigrantes e que atualmente são tão relevantes para nosso Rio Grande do Sul”, sintetiza Lucia.

 

A abertura do Festival Musicâmara ocorre dia 08 de julho (segunda-feira), às 20h, com a apresentação do Madrigal Presto e do Coral Infantil Presto. A regência será de João Paulo Sefrin e Ana Maria Ribeiro Althoff, com preparação vocal de Lúcia Passos.

 

Na terça-feira, dia 09, haverá a apresentação do Coral União de Estância Velha e do Coro Masculino de Bom Princípio, com a regência de Martin Altevogt.

 

O Coral da Comunidade Evangélica de São Leopoldo e o Coro Feminino Donna Voce, de Porto Alegre, são as atrações do dia 10 de julho (quarta-feira). A regência será de Volmir Jung e de Ana Maria Ribeiro Althoff.

 

O encerramento, no dia 11 de julho, será com o Coral Julio Kunz, de Novo Hamburgo, cuja regência será de Volmir Jung.

 

As apresentações são gratuitas, mas pede-se um ingresso solidário de 1 quilo de alimento não perecível, ou um litro de leite ou material escolar, que serão destinados à Comunidade Evangélica.

 

O Festival Musicâmara é um projeto do Ministério da Cultura e da Presto Produções, viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura.

 

O evento conta com o patrocínio da Rexnord e de Silvio Moraes Advogados Associados e de doadores anônimos.O apoio é da Comunidade Evangélica Luterana de São Leopoldo.

Edição – Mateus do Nascimento

Outras notícias

A 9ª Sinfonia integra-se à reconstrução de São Leopoldo

Obra-prima de Beethoven, que exalta a  fraternidade e a alegria, será apresentada no mês da Imigração para “abraçar” a cidade. Iniciativa vem sendo organizada desde dezembro de 2023 pela Presto Produções e Apresentações Artísticas, com o apoio da Lei Rouanet.