Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Encontro Rosa reúne especialistas para conscientizar sobre o câncer de mama em São Leopoldo

De janeiro a setembro deste ano, Oncologia Centenário iniciou o tratamento de 282 novos casos. Evento, em 4 de outubro, é um parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Força Rosa e Associação de Medicina

 

Vem aí o Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Oncologia Centenário – referência no atendimento a pacientes do SUS, convênios e particulares – fará um evento imperdível no dia 4 de outubro. Trata-se do Encontro Rosa, realizado em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação Força Rosa (AFR) e Sociedade de Medicina, todas de São Leopoldo. O evento, que reunirá especialistas de diversas áreas da saúde a partir das 14 horas no auditório do Centro de Câncer (Av. Oitavo Bc, 111), é aberto à comunidade.

 

 

Durante a tarde, uma equipe multidisciplinar – oncologista, mastologista, psicóloga, psiquiatra, nutricionista e fisioterapeuta – fará uma abordagem ampla sobre temas que impactam e precisam ser de conhecimento de todos, principalmente de pacientes acometidas pela doença, assim como por seus familiares. Além disso, vale lembrar que o câncer de mama pode ser tratado com sucesso quando detectado em estágio inicial.

NOVOS CASOS – O Instituto Nacional de Câncer – Inca prevê que o câncer de mama, o mais incidente (depois do de pele não melanoma), terá 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. De janeiro a setembro de 2023, a Oncologia Centenário iniciou o tratamento de 282 novos casos, número que chegou a 303 no ano de 2022. No ano passado, 6.278 pacientes foram submetidas ao tratamento de mama por quimioterapia e 565 por radioterapia. Neste ano, são 6.671 pacientes em quimioterapia e 636 em radioterapia.

Ao enfatizar a importância do movimento internacional Outubro Rosa, a oncologista clínica Nataly Oliari de Moraes, da Oncologia Centenário, diz que o Encontro Rosa é uma oportunidade de elevar a conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama. “Nosso objetivo é fazer a diferença na vida das mulheres e promover o cuidado com a saúde feminina”, explica.

PROGRAMAÇÃO:

14 horas – Abertura oficial

14h15 – TE LIGA nessa causa – Acolhimento aos pacientes com câncer – Dra Márcia Viana (psicóloga)

14h30 – Prevenção e tratamento oncológico  – Dra Gabriela Rosali dos Santos (mastologista) e dra Nataly Oliari Moares (oncologista clínica)

15h15 – O Manejo alimentar no tratamento – Flávia Porto Wieck (nutricionista)

15h30 – Coffee Break

15h45 – Abordagem Fisioterapêutica no câncer de mama – Fabrícia Lindenmeyer Jaeger (fisioterapeuta)

16h – Aspectos emocionais – Dra Solange Seidl Gomes (psiquiatra)

16h15 – Coral – Força Rosa

Fonte: Marcia Greiner | Comunicação Oncologia Centenário

 

Outras notícias

Castástrofe Climática: ACIST-SL cancela eventos de maio

  Devido aos graves efeitos da catástrofe climática que assola São Leopoldo, a ACIST-SL cancelou todos os eventos programados para maio. “Nossos esforços estão concentrados em apoiar os atingidos pela enchente. Criamos uma força-tarefa com nossos associados para receber e