De janeiro a setembro deste ano, Oncologia Centenário iniciou o tratamento de 282 novos casos. Evento, em 4 de outubro, é um parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Força Rosa e Associação de Medicina
Vem aí o Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Oncologia Centenário – referência no atendimento a pacientes do SUS, convênios e particulares – fará um evento imperdível no dia 4 de outubro. Trata-se do Encontro Rosa, realizado em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação Força Rosa (AFR) e Sociedade de Medicina, todas de São Leopoldo. O evento, que reunirá especialistas de diversas áreas da saúde a partir das 14 horas no auditório do Centro de Câncer (Av. Oitavo Bc, 111), é aberto à comunidade.
Durante a tarde, uma equipe multidisciplinar – oncologista, mastologista, psicóloga, psiquiatra, nutricionista e fisioterapeuta – fará uma abordagem ampla sobre temas que impactam e precisam ser de conhecimento de todos, principalmente de pacientes acometidas pela doença, assim como por seus familiares. Além disso, vale lembrar que o câncer de mama pode ser tratado com sucesso quando detectado em estágio inicial.
NOVOS CASOS – O Instituto Nacional de Câncer – Inca prevê que o câncer de mama, o mais incidente (depois do de pele não melanoma), terá 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. De janeiro a setembro de 2023, a Oncologia Centenário iniciou o tratamento de 282 novos casos, número que chegou a 303 no ano de 2022. No ano passado, 6.278 pacientes foram submetidas ao tratamento de mama por quimioterapia e 565 por radioterapia. Neste ano, são 6.671 pacientes em quimioterapia e 636 em radioterapia.
Ao enfatizar a importância do movimento internacional Outubro Rosa, a oncologista clínica Nataly Oliari de Moraes, da Oncologia Centenário, diz que o Encontro Rosa é uma oportunidade de elevar a conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama. “Nosso objetivo é fazer a diferença na vida das mulheres e promover o cuidado com a saúde feminina”, explica.
PROGRAMAÇÃO:
14 horas – Abertura oficial
14h15 – TE LIGA nessa causa – Acolhimento aos pacientes com câncer – Dra Márcia Viana (psicóloga)
14h30 – Prevenção e tratamento oncológico – Dra Gabriela Rosali dos Santos (mastologista) e dra Nataly Oliari Moares (oncologista clínica)
15h15 – O Manejo alimentar no tratamento – Flávia Porto Wieck (nutricionista)
15h30 – Coffee Break
15h45 – Abordagem Fisioterapêutica no câncer de mama – Fabrícia Lindenmeyer Jaeger (fisioterapeuta)
16h – Aspectos emocionais – Dra Solange Seidl Gomes (psiquiatra)
16h15 – Coral – Força Rosa
Fonte: Marcia Greiner | Comunicação Oncologia Centenário