Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Portal Noite dos Museus aproxima público da arte em tempos de pandemia

Em 2019, o evento reuniu mais de 100 mil nas ruas e centros culturais de Porto Alegre| Foto: Igor Bandera/Divulgação

Será lançado hoje, 14 de agosto, o portal digital idelaizado por gaúchos, para acesso a conteúdos exclusivos sobre arte e cultura em geral, e novidades sobre o evento de 21 de novembro

 

O portal digital www.noitedosmuseus.com.br chega, nesta sexta-feira, 14 de agosto, para disponibilizar ao público conteúdos originais sobre arte e cultura em geral em diversos formatos como podcasts, playlists, vídeos e matérias especiais.

A informação é do portal Temas Preferidos, cuja curadoria de conteúdo é da jornalista Aline de Mello Pires

 

Também será possível acompanhar as novidades previstas para a quinta edição do evento anual, programado para 21 de novembro.

O acesso ao conteúdo poderá ser de diferentes dispositivos, computador, celular ou tablet e o público vai encontrar assuntos como música, teatro, dança, literatura, pessoas, tendências, eventos e oportunidades com a assinatura de um time de especialistas, colunistas e colaboradores de todo o Brasil, selecionados pela Rompecabezas.

Entre os conteúdos especiais está a série de podcasts Entenda que, em sua primeira edição, traz a pesquisadora e curadora Izis Abreu falando sobre a representatividade negra nas artes. Há também a seção Som na Caixa, que oferece uma playlist especial de sons de mulheres assinada pela musicista e professora Biba Meira e que terá, semanalmente, seleções feitas por diversos outros artistas; além da NDM TV, que estreia com um depoimento exclusivo do sociólogo Danilo Santos de Miranda abordando a necessidade de entender a cultura de uma forma ampliada, abrangendo também a educação.

“O portal Noite dos Museus é o lugar onde todas as manifestações culturais se encontram. Mapeamos e exploramos diferentes pontos de contato entre pessoas e experiências, propondo uma mobilização permanente e divertida. Queremos mobilizar sem aglomerar e estar presentes mesmo quando precisamos estar longe”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus.

Com a plataforma on-line, o projeto seguirá atendendo a duas premissas fundamentais desenvolvidas pelo evento nos últimos quatro anos: a formação de público para a cultura e a promoção de instituições e da produção artística em todos os segmentos, principalmente do cenário gaúcho. O site ainda traz conteúdos preparatórios para o evento, como um tour virtual por doze museus pelo mundo, assim como as atualizações sobre a quinta edição da maratona cultural que movimenta Porto Alegre todos os anos e que, em 2020, terá diversas novidades que serão anunciadas em breve.

O lançamento do portal faz parte da transformação do Noite dos Museus em uma multiplataforma. Além do evento anual e da página on-line, a Rompecabezas também conta com um instituto sem fins lucrativos voltado para ações sociais, educativas e culturais. O centro cultural já está com a obra em andamento no Quarto Distrito de Porto Alegre e terá suas portas abertas ao público até o final do ano para promover cursos e atividades ligadas à educação e à cultura, com ênfase em professores, educadores e alunos do ensino público, assim como pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A quinta edição do Noite dos Museus tem patrocínio de Sherwin-Williams e do Grupo Ultra, copatrocínio da Sulgás e realização de Rompecabezas, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. O evento é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

Portal Noite dos Museus
CEO – Rodrigo Nascimento
GERENTE-EXECUTIVA – Francine Wartchow
HEAD DE CONTEÚDO – Tatiana Cruz
EDITOR-CHEFE – Roger Lerina
COORDENADORA DE PLANEJAMENTO – Cristiane Marçal
EDITORA – Bruna Paulin
REPÓRTER E SOCIAL MEDIA – Gustavo Foster
DESIGNER – Caroline Soares

Outras notícias

amplo e aconchegante espaço do Centro de Espiritualidade Cristo Re

CECREI recebe a comunidade para um almoço solidário

Amplo espaço poderá ser usufruído ao longo deste domingo, 21 Neste domingo, dia 21, o amplo e aconchegante espaço do Centro de Espiritualidade Cristo Rei estará aberto para a comunidade, que poderá usufruir de um Almoço em Família Solidário. Será