Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Espaço Cultural Castellan sedia exposição que exalta a renovação pós enchente

Espaço Cultural Castellan

“De Volta pra Casa” é o tema da exposição que vai até janeiro de 2025. Abertura oficial terá a participação da Camerata Presto e Madrigal Presto

 

 

O Espaço Cultural Castellan realiza, no próximo dia 15 de outubro, terça-feira, a abertura da exposição “De volta pra casa”, da artista leopoldense Cacau Weimer. Com uma série de 12 pinturas com temas florais e do cotidiano, é uma celebração ao recomeço no nosso Estado, após o evento climático que desabrigou milhares, afetando, inclusive, o local. O evento é gratuito e começa às 19h com a apresentação da Camerata Presto e do Coral Madrigal da Presto Produções e Promoções Artísticas, de São Leopoldo.

 

Cacau Weimer expõe no Espaço Cultural Castellan
Cacau Weimer expõe no Espaço Cultural Castellan

 

De acordo com a tabeliã Jenifer Castellan de Oliveira, idealizadora do Espaço Cultural, que fica nas dependências do 2º Tabelionato de Notas da cidade, esse vai ser um momento memorável e muito significativo. “Esperamos que a comunidade de São Leopoldo compareça para celebrarmos a reconstrução do nosso espaço com arte e ótima música”, afirma.

 

A artista Cacau Weimer, que é também professora de Artes Visuais, destaca que a exposição reflete a sua pesquisa poética na pintura. “Fui movida pelo meu interesse na atmosfera de intimidade e na vida dos espaços internos e domésticos combinado aos elementos que os constituem em suas diferentes dimensões”, conta. “A mostra “De volta pra casa” também pode simbolizar um convite ao público a habitar imageticamente esses espaços pictóricos e reconhecíveis como um retorno reflexivo ao que é considerado casa para cada um”.

Tabelionato Catellan promove exposições periódicas para democratizar a arte e a cultura
Tabelionato Catellan promove exposições periódicas para democratizar a arte e a cultura

O repertório musical do lançamento da exposição terá obras como Sol de Primavera e Vira Virou (dos compositores brasileiros Beto Guedes e Kleiton & Kledir Ramil), Alles Was Ihr Tut e Hallelujah, dos mestres europeus Dieterich Buxtehude e Friederich Haendel. O canto Ode à Alegria (poema de Friederich Schuler) que compõe o quarto movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven, também integra a programação.

 

Segundo Lucia Passos, idealizadora da Presto Produções e Promoções Artísticas e preparadora vocal, esta iniciativa exalta a importância de celebrar os recomeços, ainda mais identificados com o período da Primavera. “Fomos muito impactados pela enchente de maio e agora é momento de nos unir. E ainda mais lindo que esta união seja em torno da arte”.A condução do coral e da camerata é do maestro João Paulo Sefrin, que também destaca a beleza da iniciativa do Espaço Cultural Castellan. “Oferecer  um local onde o acesso a arte é aberto e gratuito revela o quanto a nossa sociedade é generosa”.

 

A exposição, que tem a curadoria da Genuinaobra, vai até o dia 24 de janeiro de 2025, e fica aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h30min, na Rua Osvaldo Aranha, 502, sala 102, Bairro Centro.

 

 

SERVIÇO:

O QUE: Abertura da Exposição “De volta pra casa”, da artista Cacau Weimer com apresentação da Camerata Presto e do Coral Madrigal da Presto, de São Leopoldo.

QUANDO: 15 de outubro, terça-feira

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Espaço Cultural Castellan, Rua Osvaldo Aranha, 503, sala 102, Bairro Centro, São Leopoldo(RS).

GRATUITO – Favor confirmar presença até o dia 11/10, pelo Whatsapp (51) 98982.2797

Outras notícias