Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Espaço Cultura Tupãbaé celebra três anos com programação especial neste sábado, 7

Com diversos shows,  evento gratuito ocorre na Praça da Biblioteca e celebra também os 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranís

São Leopoldo contará com uma celebração especial pelos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis. O Tupãbaé Espaço Cultural realiza amanhã (sábado, dia 7 de fevereiro) uma intensa programação para comemorar a data. As ações ocorrem no 3º Ajuntamento Missioneiro e também celebra o 3º Aniversário Tupãbaé Cruz Missioneira, na Praça da Biblioteca.

Luís Rosado, presidente da Associação Sete Povos | Foto: Reprodução Portal Berlinda

A programação ocorre das 9h às 22h, e contará com 17 shows musicais e brinquedos infláveis para as crianças. Tudo de forma gratuita. “Haverá um churrasco coletivo, das 12h às 13h30, esse sim, ao custo de R$ 40”, explicou Luís Rosado, presidente da Associação Sete Povos, que cuida da Tupãbaé Espaço Cultural de São Leopoldo. O show de encerramento será às 20h30, com os artistas Ângelo Franco e Glauco Vieira, no palco montado na Praça da Biblioteca.

Além de celebrar o aniversário do espaço cultural, a iniciativa reforça a preservação da memória histórica, cultural e religiosa das Missões, valorizando tradições que atravessam séculos e seguem vivas na identidade do povo gaúcho.

O nome Tupãbaé tem profundo significado cultural e religioso. “Tupã significa Deus e Baé, vida”, explicou Rosado, ressaltando a conexão do espaço com a espiritualidade e a história missioneira.

“Seremos a primeira cidade da região metropolitana e vales a comemorar os 400 anos das Missões”, destacou. Segundo Rosado, o evento ocorre mesmo com chuva. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult).

Programação estadual

A Comissão Oficial dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, coordenada pela Secretaria da Cultura (Sedac), organizou uma programação oficial para as comemorações, envolvendo 24 municípios. A Sedac aportou R$ 300 mil, impactando diretamente 300 mil pessoas com a viabilização de seminários, exposições, mostras, festivais, recitais e publicações literárias. A programação completa está disponível aqui.

As ações celebram os 400 anos da chegada dos missionários jesuítas, em 3 de maio de 1626, episódio que deu início às reduções jesuítico-guaranis e influenciou de forma decisiva a formação cultural e histórica do Estado. O calendário tem o objetivo de valorizar a história, reconhecer o legado e promover o desenvolvimento econômico e social da região.

As celebrações integram o conjunto de ações orientado pelo Decreto nº 57.369/2023, que institui 2026 como o ano oficial das Missões.

Outras notícias

Nosso Facebook:

Beth _ Cia 1_450 x 450
Acompanhe as entrevistas da nossa editora

Compartilhe:

Conheça nosso canal:

CONECTE SUA MARCA AO PORTAL DE NOTÍCIAS QUE FALA SOBRE SÃO LEOPOLDO E SEU DESENVOLVIMENTO
Entre em contato e conheç as opções
CONECTE SUA MARCA AO PORTAL DE NOTÍCIAS QUE FALA SOBRE SÃO LEOPOLDO E SEU DESENVOLVIMENTO
Entre em contato e conheça as opçõesrevistas da nossa editora