Exposição, instalada no Centro Cultural José Pedro Boéssio, faz parte da Feira do Livro 2025 e celebra o renascimento do Rio Grande do Sul após a enchente
O fotógrafo gaúcho Leonid Streliaev apresenta a exposição “Nasce um novo Rio Grande do Sul” no Centro Cultural José Pedro Boéssio, durante a 39ª Feira do Livro de São Leopoldo – Ramiro Frota Barcelos: Cada página, um novo começo, que acontece de 4 a 14 de novembro de 2025, na Praça 20 de Setembro, também conhecida como Praça da Biblioteca.
A mostra reúne 14 fotografias em grandes formatos (100cm x 80cm) que retratam a diversidade e a beleza das paisagens e tradições gaúchas — das missões jesuíticas à imigração alemã e italiana, passando pelo pampa, arquitetura histórica, gastronomia e vinhos da campanha. Entre as imagens, destaca-se a preferida do artista: a de um gaúcho observando o pôr do sol sobre o Rio Uruguai, em São Borja, símbolo de resistência e identidade.

As fotografias fazem parte do livro “Nasce um novo Rio Grande do Sul”, lançado em 2025 a pedido do governador Eduardo Leite, com o propósito de mostrar que o Estado segue firme após a catástrofe climática de 2024. Segundo Streliaev, as imagens são resultado de anos de viagens pelo interior do Rio Grande do Sul, compondo um retrato sensível do renascimento e da força do povo gaúcho.
Na quarta-feira, dia 5 de novembro, às 18h30, o fotógrafo ministra palestra no Palco Rainha de Copas. Além de comentar as obras da exposição, Streliaev abordará sua trajetória de 50 anos e sua relação com o escritor Erico Verissimo, de quem foi fotógrafo oficial. Suas imagens compõem parte importante da memória cultural estado, eternizando momentos da vida e obra do autor.
Sobre Leonid Streliaev
Com sua habilidade única de capturar momentos de intensa emoção e beleza, Leonid transforma cada fotografia em uma obra repleta de significado. É autor de livros como “O Rio Grande de Erico Verissimo” e “Tribunal de Justiça do RS – 150 Anos”.
Recebeu o título de “Fotógrafo Brasileiro do Ano”, concedido pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), além de diversas premiações nacionais.
Recentemente foi agraciado com o Troféu Guri. Como descreveu o escritor Luis Fernando Verissimo, Leonid é responsável por “um dos maiores e melhores trabalhos de documentação cultural do RS em qualquer área e época”.
Exposição “Nasce um novo Rio Grande do Sul”
De 4 a 14 de novembro de 2025
Centro Cultural José Pedro Boéssio – Praça 20 de Setembro (Praça da Biblioteca), São Leopoldo
Palestra com Leonid Streliaev: quarta-feira, 5 de novembro, às 18h30 – Palco Rainha de Copas
Foto: Cleiton Thiele

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227
AINDA NÃO ACESSOU O CANAL DO PORTAL NO WHATSAPP?
CLIQUE AQUI: https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb65HRO6LwHenkbgs81C


