Lianamar Rosa, diretora do Senac São Leopoldo
Na sexta-feira ( 13), o Senac-RS, a Unisinos e o Tecnosinos lançaram um projeto inédito na região, com o objetivo de capacitar profissionais em TI. As instituições unem suas expertises para formação de profissionais meio de um programa de desenvolvimento de novos talentos em Tecnologia da Informação e o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Bilíngue.
O evento aconteceu na Unisinos e reuniu o prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi; a diretora de inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta; o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa; a diretora do Senac São Leopoldo, Lianamar Rosa, o vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, Siegfried Koelln, colaboradores do Sistema S, empresários do parque e profissionais do mercado de tecnologia.
O diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, reiterou as necessidades de uma área em constante desenvolvimento. “No segmento de TI sempre falta profissionais qualificados. A parceria é uma excelente alternativa de oferecer educação de qualidade para empresas e empresários de tecnologia”, finaliza o gestor.
O vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, Siegfried Koelln, avaliou que a iniciativa acompanha as mudanças no mercado de trabalho, que vem demandando conhecimentos em áreas em que o ensino tradicional não acompanha. “As empresas mudam mais rápido que a academia e isto abre lacunas que precisam ser avaliadas”, diz. Koelln faz parte do grupo de empresários que liderou a criação do Parque, nos anos 90, e acompanha as demandas que passaram a ocorrer desde então.
De acordo com o decano da escola Politécnia da Unisinos, Sandro José Rigo, este é um primeiro passo de um longo caminho de qualificação através do ens
ino. “Esta é uma iniciativa oportuna para os jovens e para o Tecnosinos, que tem necessidade de qualificação profissional. Teremos a possibilidade de avanço em conhecimento técnico e nas competências que são necessárias para a condução tecnológica”.
Para a diretora de inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, o curso vai ao encontro das necessidades do Parque, que conta com cerca de 500 vagas de trabalho em aberto. “Nada melhor do que proporcionar aos jovens talentos, através do ensino, a sua empregabilidade. Este é um projeto de formação e cidadania pela educação, que vai gerar muitas oportunidades de trabalho”.
Para o prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, “o projeto surge em um importante momento para o município, que cada vez mais necessita de pessoas capacitadas para atender a lacuna do setor”.
As capacitações, que fazem parte do projeto Senac Skills, serão, inicialmente, operacionalizadas pela escola Senac de São Leopoldo dentro do Tecnosinos. Ao longo de 2020 o projeto será levado para outros Parques Tecnológicos do Rio Grande do Sul.
Na oportunidade, também acontece o bate-papo sobre “Educação e Cultura Analítica”, com o consultor de Dados, Ricardo Cappra. O cientista chefe do Cappra Institute falou sobre a importância da educação na proposição de metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico de organizações e pessoas.
Mais informações podem ser obtidas no site do Senac-RS www.senacrs.com.br/skills, ou pelo telefone (51) 3284 2310.