Secretário Valmir Pizzutti destacou que atuará fortemente para o desenvolvimento econômico integrado com o social

Com o auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal) lotado, o economista Valmir Pizzutti assumiu oficialmente, nesta quarta-feira, 11, o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São Leopoldo. O grande número de empresários no evento demonstra o prestígio que Pizzutti tem junto ao setor produtivo de São Leopoldo, bem como a expectativa quanto aos projetos que ele deverá desenvolver no novo cargo. Recentemente aposentado do cargo de diretor executivo do Sindicato, ele substitui Regina Caetano, também é vice-prefeita. Com a reforma administrativa, a pasta deixa de atuar no segmento de Turismo, que retornou para a pasta da Cultura.
A cerimônia foi realizada de maneira inédita fora da Prefeitura e reuniu representantes de entidades como Fiergs, ACIST-SL, OAB São Leopoldo, Tecnosinos, Sinmaq/sinos e Sindicontábil.

No discurso de posse, reiterou várias vezes o compromisso em atuar para o efetivo desenvolvimento econômico da cidade, que, segundo ele, caminha junto com o desenvolvimento social. Ele aceitou o cargo após ser convencido pelo presidente do Sindicato, Sérgio Galera. “Sou movido a desafios. Alterei os planos pessoais para contribuir com São Leopoldo”, ressaltou.
Saúde – Salientando que irá manter projetos já consolidados, como o Viva São Léo, Pizzutti adiantou que irá atuar fortemente junto à pasta da Saúde, para ajudar nas reformas do Hospital Centenário. Ele irá divulgar, junto ao setor produtivo, o programa do Governo Estadual, que permite que as empresas destinem até 5% do ICMS devido a projetos previamente aprovados. Em contrapartida, recebem um crédito fiscal presumido equivalente ao valor investido. (confira abaixo mais informações sobre o Programa Pró-Hospitais). “Sou movido a desafios e acredito na força do diálogo e na construção coletiva para o desenvolvimento que gera oportunidades, inovação e para a melhoria da vida das pessoas”, assinalou.
Valmir Pizzutti tem 73 anos, é natural de ljuí (RS) e migrou para São Leopoldo em 1975. Estudou na Unisinos, onde graduou-se em Ciências Econômicas. Trabalhou no Banco do Brasil por 28 anos e foi diretor-executivo do Sindimetal por 20 anos. Preside o Centro Medianeira e é vice-presidente do Banco de Alimentos do Vale do Sinos. Este é seu primeiro cargo público.
Homenagem – A atuação marcante junto a entidades assistenciais foi demonstrada pela apresentação surpresa da Banda Infantil do Centro Medianeira.


O prefeito Heliomar Franco apontou que Pizzutti chega em um momento importante para o município, que vem retomando suas atividades após a pandemia e a enchente, lembrando seu trabalho de articulação à frente da Câmara Temática do Desenvolvimento Industrial, órgão criado para integrar entidades patronais e de trabalhadores para fomentar o setor da Indústria da cidade. “Será com certeza uma gestão de muito trabalho e de escuta”, disse. A mesma opinião tem Rafael Padilha, que atuará como secretário adjunto da SEDETEC, substituindo Mário Rositto. “Será uma honra atuar e aprender com Pizzutti”, disse.
Pró-Hospitais
O Programa Pró-Hospitais, instituído pela Lei Complementar nº 16.163/2024 do Estado do Rio Grande do Sul, cria um mecanismo pelo qual empresas contribuintes de ICMS podem destinar parte do imposto devido para financiar hospitais públicos, municipais, estaduais, filantrópicos e Santas Casas que prestam atendimento ao SUS.
A iniciativa tem como finalidade ampliar e qualificar a infraestrutura da rede hospitalar, permitindo investimentos em obras, reformas, ampliação de serviços, aquisição de equipamentos, desde que revertidos exclusivamente à melhoria do atendimento público de saúde.
O programa permite que as empresas destinem até 5% do ICMS devido a projetos previamente aprovados. Em contrapartida, recebem um crédito fiscal presumido equivalente ao valor investido.
Para aderir ao Programa, os hospitais devem apresentar um plano de trabalho com viabilidade técnica e financeira, indicando o projeto a ser executado e a empresa patrocinadora. Esses planos passam pela análise do Conselho Gestor do Programa Pró-Hospitais, responsável por aprovar, acompanhar e fiscalizar os investimentos. O Conselho é composto por representantes das Secretarias da Saúde e da Fazenda, além de entidades hospitalares, e atua com base em princípios de transparência, controle e prevenção de conflitos de interesse.
A legislação estabelece ainda que a seleção dos projetos deve obedecer a critérios epidemiológicos e sanitários, garantindo que os investimentos atendam às necessidades reais da população e da rede SUS, assegurando isonomia, prioridade técnica e alinhamento ao interesse público.

AINDA NÃO ACESSOU O CANAL DO PORTAL NO WHATSAPP?
CLIQUE AQUI: https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb65HRO6LwHenkbgs81C
Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227


