Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Sarau do Rio retoma agenda em São Leopoldo com edição voltada à celebração e resiliência cultural

Dia 04 de maio o evento terá muitas atrações para crianças e adultos

Após um hiato forçado pela enchente que impactou o Centro Histórico de São Leopoldo em 2024, o Sarau do Rio retoma suas atividades no dia 4 de maio, consolidando-se como um espaço de resiliência e revalorização da cultura local. A edição de 2025 marca o reencontro do evento com a Rua da Praia, tradicional ponto de encontro da cena cultural leopoldense, a partir das 15h.

A iniciativa, organizada pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), mobiliza artistas, produtores e empreendedores criativos em uma programação que associa música, arte e experiências sensoriais, com destaque para o engajamento comunitário e o fortalecimento da economia criativa local.

“Esta edição do Sarau traz consigo uma carga simbólica profunda. Um ano após a enchente, estaremos novamente à beira do rio, desta vez para celebrar a vida e a força coletiva que sustenta eventos como este”, afirma Klau Brentano, presidente da ALEC e uma das idealizadoras do projeto. Como símbolo desta celebração, serão confeccionados pingentes de borboleta será feita com materiais de descarte como papelão e outros. “O tema borboleta remete à transformação, resiliência, renovação”, explica Klau, que irá ministrar a oficina.

A programação artística inclui nomes relevantes da cena musical regional e nacional. O line-up conta com apresentações de Shana Müller e Chimarruts, além de atrações como Artur de Mari & Banda, Banda de Quinta, Rocka Rolla, Ju Koteck, e o grupo Mandando Lenha, que homenageia o legado de Bebeto Alves. O evento será aberto pelo DJ Renato Rocha, com uma discotecagem exclusiva em vinil.

Além do palco principal, o Sarau do Rio contará com uma programação paralela de performances cênicas e literárias, intervenções urbanas, oficinas e uma feira criativa com foco em sustentabilidade e design autoral. Artistas como Feu Cardoso integram a curadoria da mostra expositiva.

Com entrada gratuita, o evento é pet friendly e oferecerá estrutura de alimentação com food trucks distribuídos ao longo da Rua da Praia, reforçando seu caráter democrático e inclusivo.

Programação – Palco Principal
15h00 – DJ Renato Rocha (vinil)
15h45 – Banda de Quinta
16h30 – Artur de Mari & Banda
17h15 – Rocka Rolla
18h00 – Mandando Lenha – Tributo a Bebeto Alves
18h45 – Ju Koteck e Banda
19h30 – Shana Müller
20h30 – Chimarruts

Outras Atividades
– Intervenções cênicas e literárias com Ambizela, Carmen Lima e Teatro Geração Bugiganga
– Oficina “Pingente Borboleta”, com Klau Brentano
– Exposição de Feu Cardoso
– Feira de empreendedores criativos e autorais

Fotos: Giovani Paim | Urge Criativa

Outras notícias