Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

São Leopoldo terá pós-graduação em Engenharia Aplicada à Indústria 4.0

No dia 20 de julho, haverá uma aula aberta da Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Aplicada à Indústria 4.0, no Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, em São Leopoldo.

O evento, intitulado Inovação em Tecnologias Digitais: Níveis de Maturidade, a partir das 9h, terá palestra do chefe de pesquisas do Instituto, Vitor Nardelli, que vai falar sobre  TRL – Technology Readiness Level: Métodos para a estimativa de maturidade tecnológica em projetos orientados para a indústria. Desenvolvimento do ecossistema da Indústria 4.0 no Rio Grande do Sul será o tema do professor da Ufrgs, Néstor Fabián Ayala, e o gerente operacional do Instituto Senai de Inovação, Victor Gomes, vai abordar  Digital Lean Manufacutring: Abordagem Digital para Eficiência de Processos. O engenheiro do Instituto, Bruno Trasatti, vai falar sobre A Visão Computacional aplicada à Rastreabilidade de Defeitos.  A última parte do evento será para a apresentação de cases de Tecnologias Digitais das empresas Maxiforja, Grendene, General Motors e AGCO. A inscrição para a aula aberta é gratuita e deve ser feita pelo email isi.metalmecanica@senairs.org.br.

 

O pós em Engenharia Aplicada à Indústria 4.0 está com inscrições abertas para o próximo semestre. O curso de 360 horas terá aulas aos sábados no Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, em São Leopoldo, a partir de 14 de setembro. O pós é dirigido a gestores da indústria com formação na área tecnológica e busca discutir os desafios e as oportunidades nesta área. Fruto de parceria entre a Faculdade Senai de Tecnologia e o Instituto, o curso tem como objetivo ainda aplicar ferramentas, conceitos e tecnologias 4.0 e obter conhecimento para auxílio à tomada de decisão relacionada às premissas tecnológicas da indústria 4.0.

Durante as aulas, os alunos terão contato com recursos tecnológicos de vanguarda e desenvolverão atividades, utilizando ferramentas de manufatura digital, robô colaborativo sensitivo, sistema de captura e análise de movimento, ferramentas de sensoriamento e rastreabilidade, prototipagem metálica e polimérica, entre outros. O curso é composto por 12 disciplinas que integram a teoria e a prática em laboratório de Manufatura Avançada, laboratório de Tecnologias de Interação, laboratório de Fabricação, nos quais são usados equipamentos de última geração, como por exemplo: impressora 3D Metal, centro de usinagem cinco eixos, robô colaborativo, sistema de captura e análise de movimento, etc.

 

Confira AQUI todos os detalhes da Pós-Graduação

 

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM