Artista apresenta o recital Acordeon Café nesta quinta-feira, 26, às 20h, na Igreja de Cristo (Igreja do Relógio)
A beleza musical dos cafés de Paris, tocada por grandes compositores como Ennio Morricone, Carlos Gardel e Franck Ângelis e composições próprias serão as grandes atrações que o compositor e acordeonista Fernando Ávila apresentará nesta quinta-feira (26), em São Leopoldo, durante seu recital solo Acordeon Café.
O evento acontecerá às 20h, na Igreja de Cristo (Igreja do Relógio), na rua Osvaldo Aranha, 450, centro. A entrada é gratuita.
Natural de São Leopoldo, radicado em Santa Maria e com uma extensa agenda em concertos na Europa – onde composições próprias vêm sendo interpretadas por outros acordeonistas – Fernando Ávila mostrará seu talento em um concerto gratuito promovido pela Presto Produções e Promoções Artísticas por meio do Projeto MusiCâmara, com recursos do Ministério da Cultura.
Segundo Fernando, o acordeon teve seu ápice na década de 1950 no Brasil e no mundo. Depois de um período de ostracismo, o instrumento foi utilizado em trilhas sonoras de filmes como “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, de 2001, tornando-se cultuado e interessando ao público mais jovem outra vez.
Na França, onde se apresentou em pequenos vilarejos bucólicos, foi aplaudido em pé em um concerto solo na belíssima Igreja de Saint-André, construída há mil anos (cuja celebração acontecerá em 2025).
Confira o vídeo:
Acordeon Café é o recital solo de Fernando e transita por músicas e histórias que permearam a atmosfera sonora dos cafés de Paris e outras cidades cosmopolitas do mundo, nas quais o acordeon se fez presente dentro dos tradicionais ambientes de cafés e bistrôs, pontos de encontro de artistas e intelectuais.
Com um repertório que caminha pelo tango, valsas francesas, trilhas de filmes e composições próprias, Ávila teça o fio condutor do espetáculo, fazendo pequenas intervenções explicativas sobre as peças, seus compositores e o contexto histórico e cultural onde foram criadas e interpretadas.
Acordeon Café é formado por clássicos como La Cumparsita (Gerardo Mattos Rodriguez), Comme Chopin (Franck Angelis), Cynthia (Frank Marocco), Volare (Toto Cutugno), La Valse d’Amelie (Yann Tiersen), Love theme Cinema Paradiso (Ennio Morricone) e Por una cabeza (Carlos Gardel).
As composições próprias são Um tema para Giovanna, Aragana, Tango Bolero, Le petit chat Boris, Luna, Le petit chat Bartô e La Valse d’Aveni.
Sobre o artista – Fernando Ávila, acordeonista, compositor e professor de acordeon. Natural de São Leopoldo e formado em música popular pela UFRGS, tem atuado como solista junto a diferentes orquestras e grupos de música de câmara pelo Brasil, como o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Orquestra de Câmara da UNISC, Quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra Sinfônica de Santa Maria.
Realizou concertos de acordeon em países como França, Holanda, Portugal e Bósnia-Herzegovina. Suas composições também são interpretadas por acordeonistas de Portugal, Ucrânia, Croácia, Polônia e Holanda.
A composição Tango pour Carla tem sido interpretada em importantes competições internacionais de acordeon, como 46 PIF Castelfidardo (Itália) e 74 Coupe Mondiale (Alemanha), na qual o intérprete polonês Nikodem Sobek sagrou-se campeão e vice campeão, respectivamente. Em 2023 e 2024 ministrou masterclass de acordeon em Portugal e Bósnia-Herzegovina.
Em 2022 recebeu o Prêmio Destaques da Cultura, promovido pelo jornal Diário de Santa Maria, na categoria Música Instrumental. No ano seguinte recebeu o Prêmio Destaques da Cultura, na categoria Melhor Videoclipe, com a música Um Tema para Giovanna.
Em 2021 foi jurado de duas competições internacionais de acordeon, o Czech Accordion Online Competition 2021, da República Tcheca; e Concord of Sounds (2021; 2022; 2023), da Letônia.
É graduado em Música, com ênfase em Música Popular, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), e possui Especialização em Música, com ênfase em músicas dos séculos XX e XXI pela Universidade Federal de Santa Maria (2019).
Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, realiza pesquisa na área de Geografia Cultural. Foi idealizador e diretor artístico do Encontro Nacional de Acordeon Presto Sesc, ocorrido em três edições: 2016; 2017; 2018. Em 2017 lançou o CD
A Lua de Santiago, álbum que reuniu suas composições instrumentais arranjadas para acordeon e quinteto de cordas. Em 2019 o CD foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação do Ano.
No youtube é possível acompanhar uma apresentação do Acordeon Café:
https://www.youtube.com/watch?v=L6jiywEy8Lg&t=4s