Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Revitalização da Rua Independência: Inicia concretagem da primeira quadra

Pista de rolamento da primeira quadra

 

O Consórcio São Leopoldo, responsável pela execução do projeto de Revitalização da Rua Independência, começou nesta quarta-feira (7), a concretagem da pista de rolamento na primeira quadra , entre a Avenida Dom João Becker e Rua Brasil. A pista por onde passará o tráfego de veículos está recebendo uma camada de 7cm de concreto. Os trabalhos se concentram primeiramente no lado direito, sentido rua Brasil, e devem estar finalizados ainda nesta semana.

 

Rua Independência na primeira fase da revitalização
Rua Independência na primeira fase da revitalização

 

 

Depois de concluída a parte da concretagem, a pista de rolamento deve receber uma outra camada de argamassa de 4cm e, por fim, serão colocados os paralelepípedos que são tombados pelo patrimônio histórico. Nesta sexta-feira (9), uma outra equipe inicia a colocação das pedras de basalto na calçada do lado direito da Rua Grande. As pedras com 50cmx50cm serão assentadas sobre uma camada de 4cm de pó de brita e cimento. O serviço deve se prolongar até a semana que vem.

 

Trânsito de veículos na Osvaldo Aranha está liberado

 

O Consórcio São Leopoldo também finalizou os trabalhos de capeamento asfáltico no cruzamento entre a rua Independência e rua Osvaldo Aranha. O trânsito de veículos foi liberado no começo da tarde, no cruzamento da Independência com a via pública, da rua Primeiro de Março sentido Marquês do Herval.

 

Avenida Dom João Becker será fechada na segunda, dia 12

 

O trânsito de veículos na avenida Dom João Becker ficará fechado por um período de cerca de 15 dias, a partir de segunda-feira, dia 12. As equipes deverão realizar o trabalho de ligação da rede pluvial da rua Independência com a avenida Dom João Becker.

 

Terceira quadra

 

As equipes do Consórcio iniciaram na terça-feira (6), as obras de macrodrenagem com a colocação dos canos de 800mm da rede pluvial na rua Independência, entre a rua Osvaldo Aranha e rua João Neves da Fontoura.

 

Concretagem da calçada

 

Na primeira quadra da rua Independência, entre a avenida Dom João Becker e rua Brasil, o serviço de concretagem da calçada do lado esquerdo foi concluído na quinta-feira (8).

 

Segunda quadra

 

O Consórcio São Leopoldo ainda trabalha na ligação das redes domiciliares e prediais na rede pluvial e da rede de esgoto cloacal nos dois lados da segunda quadra. A macrodrenagem da rede pluvial e do esgoto cloacal já foram concluídas.

 

 

 

Sobre a obra – As equipes trabalham em duas frentes, enquanto uma é responsável pela ligação das tubulações de energia elétrica nos ramais residenciais e comerciais vai à frente, outra trabalha na concretagem da calçada.

A reforma é realizada por um Consórcio composto pelas empresas Construsinos, Mercúrio e Pavicon. A metodologia
será quadra por quadra, iniciando na esquina com a Avenida Dom João Becker e seguindo, gradativamente, até a esquina com a Avenida João Corrêa. Para permitir a passagem de pedestres, haverá um espaço de 1,5 metros e 2 metros de calçada.

Na Rua Independência circulam diariamente cerca de 30 mil pessoas. O projeto está estimado em R$ 50 milhões e deve priorizar a circulação de pessoas, com sinalização tátil, acessibilidade e inclusão.

Será feita uma rede de macrodrenagem da rede pluvial e nova rede de esgoto cloacal. O último projeto é da década de 1950. As redes elétrica, de telefonia e lógica  serão subterrâneas e a via pública contará com nova iluminação, mais eficiente, com lâmpadas de led.

Os veículos terão duas pistas, faixa compartilhada, com três faixas de travessia a cada quadra. Serão instaladas câmeras de segurança de alta definição, painéis informativos, de energia elétrica e rede lógica, além de locais para coleta de lixo seletivo, bicicletários, estações de água quente e gelada e água para pets.

Outras notícias

São Leopoldo recebe recital com canções folclóricas alemãs

Apresentação acontece no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, quando a cantora lírica Angela Diel e o pianista Fernando Rauber interpretam canções tradicionais entre os imigrantes de origem germânica e obras de Schubert, Schumann e Brahms   O Museu Histórico Visconde de