Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Revitalização da Rua Independência: Evento cultural marca a entrega da obra

Rua Independência, São Leopoldo, RS | Foto: Elizabeth Renz

Evento aberto à comunidade acontece dia 19 de julho apresenta a rua com a atual configuração | Foto: Elizabeth Renz

A Rua Independência, carinhosamente conhecida como Rua Grande, será reaberta oficialmente no dia 19 de julho, das 11h às 18h, com o evento “Viva São Léo: Rua Grande Ativa!”. A ação celebra a revitalização do espaço – cujas obras iniciaram em outubro de 2023 – e integra a programação da São Leopoldo Fest , festividade que celebra os 201 anos da Imigração Alemã no Brasil.

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), o evento irá transformar a rua em um calçadão cultural temporário, com atrações musicais, apresentações artísticas, exposições, atividades infantis e gastronomia. A cerimônia de abertura acontece às 11h, na terceira quadra – entre as ruas Brasil e Osvaldo Aranha.

A proposta é oferecer um espaço público renovado e atrativo, estimulando o lazer, a convivência e o fortalecimento do comércio local. A vice-prefeita e secretária da Sedettec, Regina Oliveira Caetano, destaca que a iniciativa representa um marco para a cidade. “A revitalização da Rua Grande vai além das melhorias físicas. É um convite para que as pessoas voltem a circular e viver esse espaço tão importante”, afirmou.

Com a nova configuração, a Rua Independência passa a ter duas faixas para trânsito de veículos e uma para estacionamento e três faixas de travessia para pedestres em cada quadra. Mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e bicicletários, pontos de tomada e rede lógica, estações de hidratação com água quente, água gelada, água para pet e dispersor refrescante, além de câmeras de segurança de alta definição, painéis informativos, incentivam o bom convívio entre os usuários.

 

O evento do dia 19 busca consolidar a Rua Grande como um novo ponto de encontro e referência cultural, reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização do espaço urbano e o desenvolvimento econômico de São Leopoldo.

O Portal São Leopoldo Negócios & Companhia divulgou diversas informações sobre a obra, que iniciou em outubro de 2023 , na gestão do então prefeito municipal Ary Vanazzi e foi coordenada pelo Consórcio São Leopoldo formado pelas três empresas (Construsinos, Mercúrio e Pavicon). A revitalização – demanda antiga da comunidade – contou um investimento proveniente da Caixa Econômica Federal de cerca de R$ 50 milhões a partir de  e é considerada uma das principais intervenções urbanas dos últimos tempos. Inicialmente, a entrega estava prevista para o final de 2024, mas foi adiada devido às enchentes que afetaram a região em maio daquele ano.

Rua Independência durante as obras
Rua Independência em julho de 2025

Dentre as ações previstas estão a drenagem e água e de esgoto, substituindo o projeto da década de 50. As redes elétrica, de telefonia e internet passam a ser subterrâneas e a via pública contará com uma nova iluminação pública mais eficiente com lâmpadas de LED.

Rede Elétrica – A rede elétrica tem mais de 12 Km de tubulações em ambos os lados ao longo das oito quadras da Rua Grande. São 24 Km de cabos principais na rede subterrânea, mais de 100 caixas de distribuição e oito transformadores com capacidade de 300 Kilovoltampere (kVA), distribuídos nas oito quadras. São mais de 84 Km de dutos, 80 caixas de distribuição e oito caixas concentradoras principais.

Benefícios da Revitalização da Rua:

– Requalificação da arborização urbana;

– Gerenciamento de resíduos sólidos;

– Instalação de mobiliário urbano voltado à convivência e socialização;

– Execução de novas redes de drenagem pluvial (anteriormente inexistente) e de esgoto cloacal;

– Modernização das redes elétricas e de telecomunicações, passando a ser de forma subterrânea, e implantação de nova iluminação pública, com pontos de energia;

– Adequação da via às normas atuais de acessibilidade universal;

– Ampliação da Segurança Pública.

Outras notícias