Vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico integra o Comitê Executivo do grupo de entidades que atua no desenvolvimento industrial do município

A apresentação da vice-prefeita e Secretária Municipal do Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETTEC), Regina Caetano, como coordenadora e membro do Comitê Executivo e a divulgação do Plano de Ação para 2025. Estes foram os temas de dois encontros que a Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo realizou no dia 6 de março, na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal).
Na primeira reunião, Denir Machado, secretário executivo da Câmara, fez as apresentações dos integrantes que compõem os Grupos de Trabalho da Câmara Temática, que estão divididos em três núcleos: GT1: Educação e Formação Profissional; GT2: Comunicação; e GT3: Atratividade. Todos serão operacionalizados pelo Plano de Ação 2025, sendo que os setores educacional e industrial foram evidenciados, com o apontamento das necessidades de investimentos que a Câmara Temática necessita para executar o mesmo.
Foram apresentadas e alinhadas as demandas dos setores, a manutenção de seus recursos, as melhorias já realizadas e os planejamentos para o desenvolvimento eficaz das indústrias e escolas regionais.
O encontro seguiu com dados e falas dos representantes das instituições educacionais, dentre elas, Tamiris Cusin, gerente de Operações do SESI. Segundo ela, o Sistema conta com 600 alunos no turno integral e no contraturno. “A instituição aproxima os jovens da indústria, então podem contar conosco para o que precisarem também”, reafirmando a colaboração da instituição com os demais presentes.
Marcos Copetti, gerente regional do SEBRAE, apontou que as grandes empresas destinam cerca de 30% da previsão orçamentária em tecnologia com Inteligência Artificial (IA). Apontou ainda que entre 70% e 75% do fornecimento de insumos de São Leopoldo vem da Ásia. “Acredito que a educação transforma o empreendedorismo”, concluindo que as indústrias e a educação colaboram em conjunto
Na sequência, aconteceu uma reunião-almoço com a presença de todas as entidades que compõem a Câmara Temática, representadas pelo Poder Público, dos Sindicatos Patronais e dos Trabalhadores, da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Tecnologia, do Sindicato dos Contabilistas e Técnicos de Contabilidade do Vale do Rio do Sinos, da Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria, da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, das instituições Unisinos, IFSUL, SENAI, SESI, SEBRAE e da Escola Técnica Frederico Guilherme Schmidt.
Como esta também foi a primeira Plenária do Ano de 2025, ocorreu a aprovação do regime interno da Câmara e, na sequência, a formalização de Regina Caetano à frente da coordenação da CTI. Ela destacou a importância do poder público integrar a Câmara Temática de Desenvolvimento Industrial e detalhou a atuação do atual governo até o momento. Também apresentou as áreas que estão sob sua responsabilidade como secretaria municipal, evidenciando que por trás do cargo, existe uma mãe, uma filha, uma mulher e cidadã que deseja o melhor para o município e a sociedade. A dirigente reforçou ainda o comprometimento em melhorar as instituições educacionais e industriais da cidade, disponibilizando o apoio do município, via Prefeitura e Secretaria.
Sobre a CTI – Instituída com o Decreto no 10.017, de 9 de dezembro de 2021, assinado pelo então prefeito Ary Vanazzi (PT), a Câmara Temática do Desenvolvimento Industrial tem como propósito reunir o Poder Público Municipal, os empresários e trabalhadores dos setores industriais da cidade. O objetivo é a elaboração de diagnósticos e proposições de ações para posicionar a cidade de São Leopoldo como líder no desenvolvimento industrial no Rio Grande do Sul.
O primeiro passo, que originou a Câmara Temática, ocorreu em julho de 2020. Naquele ano, a economia gaúcha enfrentava uma das suas piores crises, que foi agravada tanto pela pandemia quanto pela incapacidade de implementar um programa de desenvolvimento industrial de médio e longo prazo.
Frente à gravidade da deterioração econômica e da indústria, mais do que apresentar propostas prontas, era necessário construir um movimento com todos os segmentos da sociedade, ultrapassando questões ideológicas e partidárias.
A sede operacional da Câmara está localizada no Centro das Indústrias, junto ao Sindimetal – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do RS.
As ações da Câmara são definidas por um Comitê Executivo formado por dirigentes da SEDETTEC (que coordena a Câmara Temática), Sindimetal, ACIST-SL, Unisinos, IFSul e Sindicato dos Trabalhadores da Indústria. A gestão executiva é gerenciada pelo secretário executivo Denir Machado.
A CTI representa a indústria do município, cujas atividades contribuem com 26,5% do PIB, o que é superior à participação da indústria no Estado. Esse resultado reflete a importância de grandes indústrias, inclusive multinacionais, que geram renda e desenvolvimento em São Leopoldo. As indústrias locais exportam anualmente em torno de US$ 140 milhões, principalmente armas e munições, motores de pistão e máquinas não elétricas.
O setor absorve em torno de 30% dos cerca de 55 mil trabalhadores formalmente registrados na cidade.

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227