As sócias Aline Meireles dos Santos e Bruna Meireles Otero Branco irão administrar a nova loja, localizada na rua Lindolfo Collor, 395, Centro
São Leopoldo é a primeira cidade gaúcha a receber a marca Benattus Suplementos Naturais
A citação Mens Sana in Corpore Sano (“uma mente sã num corpo são”), derivada da Sátira X do poeta romano Décimo Júnio Juvenal, nunca esteve tão em evidência como nos tempos atuais. Passado mais de um ano de pandemia, as pessoas entenderam a importância de se cuidar e consumir produtos naturais. Hábito que já era visto como de grande potencial, lá no início dos anos 2000, pelo casal de farmacêuticos Roberto e Tatiana Bergamo, fundadores da Benattus, marca que dá nome à rede franqueadora de suplementos alimentares e à fábrica em Itararé (SP). Com um planejamento estruturado e investimentos em novos produtos, fatores que levaram à superação das metas de faturamento em 2020, a Benattus chega ao Rio Grande do Sul, onde instala sua primeira unidade em São Leopoldo.
Administrada pelas sócias Aline Meireles dos Santos e Bruna Meireles Otero Branco, a nova loja, localizada na rua Lindolfo Collor, 395, Centro, abre as portas para uma pré-inauguração no próximo dia 19, e inauguração para o público no dia 22 de maio. O evento oficial, que respeitará todos os protocolos de segurança, preservando o distanciamento dos convidados e clientes, contará com a presença de Roberto Bergamo, sócio-fundador da Benattus. “Vir para o Rio Grande do Sul é uma grande felicidade. Fomos contatados pelas empreendedoras Aline e Bruna, que viram na Benattus o modelo de negócio que se identifica com o propósito de ambas”, aponta o CEO.
MAIS DE 2,5 MILHÕES DE CONSUMIDORES – Segundo ele, não é só em momento de pandemia que os altos e baixos existem, mas agora envolve muitos fatores internos e externos. “Estamos aprendendo a fazer diferente, inovar e entender o que realmente o consumidor deseja. Por isso, abrir um novo empreendimento tornou-se um desafio ainda maior que precisa ser visto de frente.” Embora sem afirmativas futuras do cenário epidêmico, uma coisa é certa: o propósito de cuidar da saúde levou a demanda por produtos naturais a ter uma alta considerável. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), são mais de 2,5 milhões de consumidores no país, o que mostra que o mercado de suplementos alimentares cresce cada vez mais.
Assim como nas outras franquias, espalhadas pelas regiões Sudeste e Sul, a loja de São Leopoldo irá comercializar as linhas de produtos naturais feitos na fábrica da Benattus, no interior paulista, além de artigos de marcas parceiras, todos voltados para a qualidade de vida. O catálogo conta com mais de 2.500 tipos de produtos, sendo 150 de marca própria. “A marca Benattus é um diferencial, pois nossa fábrica possui todos os processos e padrões certificados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ou seja, o consumidor encontrará produtos feitos com matérias-primas de extrema qualidade com preços menores”, afirma Bergamo.
Uma história empreendedora
A história da Benattus não é diferente de outras empresas nascidas da visão empreendedora. De origem humilde, aos 19 anos, Roberto começou trabalhando como auxiliar de limpeza na Fundação para o Remédio Popular (Furp), empresa do governo de São Paulo e onde atuou em diversos cargos, chegando a inspetor de qualidade. Com 23 anos, conheceu a esposa, Tatiana, que o incentivou a cursar a faculdade de Farmácia – que custava praticamente o salário que ele ganhava.
Após a conclusão do curso, Roberto saiu da Furp para assumir o cargo de supervisor de produção em uma indústria farmacêutica da iniciativa privada, construindo uma carreira sólida em várias indústrias, chegando ao cargo de diretor Industrial. Casados, ele e Tatiana passaram a pensar em um negócio próprio. Usando como aliado o seu conhecimento farmacêutico, a aposta no mercado de suplementos naturais, ainda pouco explorado no início dos anos 2000, foi a endorfina para dar início ao sonho de empreender e construir um novo projeto de vida.
Da indústria às franquias
Em 2014, nascia a Benattus. O investimento inicial foi de R$ 3 milhões, para a inauguração da fábrica em Itararé (SP). Eles começaram com a produção de dois produtos à base de Ômega 3 e distribuição para lojas multimarca, como farmácias e casas de produtos naturais.
Ao perceber que o produto não tinha venda representativa, pois era colocado junto aos demais, sem diferenciação, Roberto estruturou, em 2017, uma loja própria, criada com o objetivo de tornar-se uma franquia. O primeiro ponto foi inaugurado em 2018, na mesma cidade da fábrica.
Já em abril de 2019 a primeira unidade franqueada abriu as portas em Itapeva, também no interior paulista. Essa unidade serviu como um protótipo para entender o funcionamento do abastecimento para as lojas que ainda sairiam do papel. “Atualmente, entre 70% e 80% do faturamento das lojas vêm de marca própria, mas temos diversos parceiros de marcas reconhecidas e selecionados que vendem nas nossas lojas”, explica o diretor Roberto Bergamo.
Até dezembro de 2022, mais 10 lojas da marca devem entrar em operação, segundo o empreendedor. As regiões com maior foco de expansão, por enquanto, são o Sul e o Sudeste, até pela proximidade com a fábrica, mas propostas de outras regiões também estão sendo avaliadas.
Conhecimentos, desejos e parceria
Quem são Aline e Bruna, as empreendedoras à frente da Benattus São Leopoldo
Pessoas buscando cada vez mais o cuidado de dentro para fora e o cenário de negócios de produtos naturais altamente promissor foram as respostas que as primas Aline Meireles dos Santos e Bruna Meireles Otero Branco precisavam para levar adiante o desejo de criar o próprio negócio que tivesse afinidades com suas carreiras profissionais. Aí, é que entra a franquia de suplementos alimentares Benattus como a parceira ideal para a concretização do propósito das sócias.
Tecnóloga em Alimentos e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria, Aline, de 31 anos, realizou por anos pesquisas na produção de compostos bioativos, descobrindo o potencial que os componentes dos alimentos têm na manutenção da saúde e bem-estar. “Vi na Benattus uma oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos durante minha jornada acadêmica, além de poder auxiliar as pessoas a terem um estilo de vida mais saudável”, comenta ela, que é natural de Concórdia/SC e fixou residência em São Leopoldo em janeiro deste ano.
QUALIDADE – Na mesma linha, a farmacêutica graduada pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra) e especialista em Farmácia Clínica (PUC-RS) Bruna, de 35 anos, também defende que a alimentação e suplementação são fontes de saúde e bem-estar para promover melhora na qualidade de vida, além de ter a função de cuidados paliativos para a maior parte das enfermidades. “Enxerguei na Benattus um novo caminho para aplicar meus conhecimentos e melhorar o uso dos suplementos e alimentos funcionais, através de orientação direta ao paciente/consumidor/cliente”, explica.
Segundo Bruna, que reside em Esteio, a marca Benattus possui uma linha de produtos com alta qualidade de desenvolvimento. E as franqueadas são unânimes ao afirmar que a chegada da loja da Benattus em São Leopoldo é sinônimo de uma grande oportunidade para levar à população mais saúde e bem-estar. Afinal, ser saudável é estar bem com seu corpo e mente, estilo de vida que precisa ser incentivado, pois “O Importante é Ser Natural”, como define o slogan adotado pelas sócias.
NÚMEROS DO SETOR
- Mais de 2,5 milhões de pessoas consomem suplementos alimentares no Brasil e o mercado soma 250 marcas pertencentes a 100 empresas, sendo 60% nacionais e 40% internacionais. (ABENUTRI)
- Estima-se que em 2021 o mercado de suplementos alimentares no Brasil ultrapasse os R$ 2,6 bilhões (BRASNUTRI).
- O consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10% em 5 anos. (ABIAD 2020)
- 59% dos lares brasileiros possuem pelo menos uma pessoa consumindo suplementos alimentares. (ABIAD 2020)
- O Brasil é o terceiro maior mercado de suplementos no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Austrália. (ABIAD 2020)
- 19% dos brasileiros (adolescentes, adultos e idosos) tomam pelo menos um suplemento alimentar (IBGE 2017/2018)
- O mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014. (Euromonitor ∙ 2020)
- 28% dos brasileiros consideram muito importante consumir alimentos nutricionalmente ricos e 22% da população opta por comprar alimentos naturais e sem conservantes (Euromonitor ∙ 2020)
- Atualmente o mercado mundial de vitaminas e suplementos alimentares é de quase US$ 110 bilhões. (Euromonitor – 2020).
- O comportamento do consumidor mudou, fazendo com que ele, além de comprar mais no digital, busque e consuma mais suplementos alimentares para que o sistema imunológico tenha bom funcionamento. (IQVA)
- Marcas de franquias que já estão há 10 anos no mercado tiveram um crescimento de 57% para 71% em 2020. Franquias no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar fecharam o ano passado no azul, com um faturamento anual 3,1% maior do que em 2019, a tendência é que esse crescimento se estenda para os próximos anos. (ABF 2021)