Equipe da Raks Tecnologia Agrícola expôs na Agro 4.0, no Distrito Industrial
A Raks Tecnologia Agrícola, empresa que integra o ecossistem do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, foi contemplada na Categoria 5: Irrigação e gestão hídrica no edital Agro 4.0 – Edição AgroBrasília da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Os benefícios alcançados por meio dessa vitória foram: R$ 150 mil por projeto para implementação e difusão da sua tecnologia, conexão direta com produtores rurais da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), exposição na feira AgroBrasília 2025 e 2026 e visibilidade e impacto real no setor agro.

Fabiane Kuhn, CEO da Raks, considera uma honra para a empresa ter sido selecionada novamente no Edital ABDI Agro 4.0. “Isso nos mostra que estamos no caminho certo para fazer a mudança que buscamos com a tecnologia na agricultura, especialmente no manejo da irrigação”, aponta. Nesse edital, a RKS ira trabalhar com sete produtores do Distrito Federal, em sua grande maioria pequenos produtores/agricultura familiar. “Esses programas ajudam muito para que as tecnologias de ponta cheguem a esse público e facilita o acesso à informação, por isso temos tanto orgulho de fazer parte disso, é um grande impacto”, afirma.
Sobre a Raks – Instalada no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, a startup desenvolve um sistema de monitoramento de umidade do solo, através de sensoriamento remoto e IoT, para manejo inteligente da irrigação. Intitulada de Sistema Inteligente para Otimização de Irrigação (Simi), a tecnologia é composta por sensores proprietários que realizam a medição da umidade do solo com o método TDR, possuindo diversas vantagens quando comparado com outras soluções. Os sensores permanecem fixos em campo e são alimentados com energia solar, evitando a necessidade de cabos na lavoura e permitindo a utilização de energia limpa e sustentável. Os dados são acessados por meio de uma plataforma web e permitem analisar o teor de umidade do solo, captando informações para a tomada de decisão sobre o momento correto de acionar a irrigação.

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227