Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Projeto Territórios Empreendedores Supera tem novo encontro

Reunião Programa Territórios Empreendedores Supera RS
Iniciativa do Sebrae RS visa contribuir para a retomada do ambiente de negócios das cidades afetadas pela enchente de maio de 2024

 

Nesta sexta-feira, 22 de novembro, o grupo de 30 lideranças que integra o projeto Territórios Empreendedores Supera participou da terceira (de quatro reuniões) de planejamento. O encontro aconteceu no Centro de Espiritualidade Cristo Rei. “O time de lideranças é formado por empresários, representantes do meio acadêmico, da sociedade civil organizada, dos movimentos sociais e do setor público, o qual chamamos de Grupo Orquestrador”, explica Marco Aurélio Copetti, gerente regional do Sebrae RS.

 

Os quatro encontros visam fortalecer a coesão entre as lideranças e promover a colaboração. O próximo está marcado para o dia 13 de dezembro. Além de discussões sobre a matriz econômica e definição de eixos de atuação, são realizadas capacitações com foco na construção da Agenda Estratégica de Desenvolvimento e Resiliência para o Vale do Sinos.

 

O Territórios Empreendedores Supera foi lançado em setembro com o objetivo de recuperar e fortalecer o ambiente de negócios de municípios atingidos pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio. O território escolhido para receber o projeto piloto foi prioritariamente a região do Vale dos Sinos, incluindo os municípios Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

 

A iniciativa dá continuidade a uma série de medidas tomadas pelo Sebrae para ajudar na retomada econômica das cidades gaúchas. De acordo com o coordenador dos Territórios Empreendedores do Sebrae Nacional, André Ligório, a escolha dos municípios do Vale do Sinos foi feita com base no impacto da calamidade climática, bem como em critérios de proximidade econômica e geográfica.

 

Segundo ele, criou-se uma metodologia específica que se conecta com as ações do programa “Juntos, a gente supera!”, que, no primeiro momento, atuou para garantir a sobrevivência dos negócios com o apoio dos recursos diretos oferecidos pelo Sebraetec Supera e agora tem foco no desenvolvimento da governança dos territórios atingidos.

De acordo com o gerente do Sebrae RS, Ângelo Aguinaga, envolvido no desenvolvimento territorial nas regiões Campanha e Fronteira Oeste, é necessário mais do que reabrir as empresas. “ É preciso um olhar para o futuro desses territórios e, no caso desses municípios afetados, precisamos acelerar esse processo e o movimento de resiliência dessas regiões”, ressalta.

Outras notícias