Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Projeto Territórios Empreendedores Supera RS apresenta ações

Territórios Empreendedores

 

Grupo que atua no eixo de qualificação realizou encontro em São Leopoldo | Foto: Divulgação

O grupo Macrodesafio 2 – Programa de Qualificação, Capacitação e Financiamento – que integra o projeto Territórios Empreendedores Supera, do Sebrae RS, realizou no dia 1 de abril um encontro na agência Rio Branco do Sicredi, em São Leopoldo. Participaram da reunião Carolina Rostirolla, gestora de projetos do Sebrae, Leonardo Borges, gerente de Controladoria, Infraestrutura e TI da Sicredi Pioneira, e Mário Rosito, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turístico de São Leopoldo.

 

O Programa visa a contribuir para a retomada do ambiente de negócios de 17 cidades do Vale dos Sinos afetadas pela enchente de maio de 2024. (leia mais abaixo)

 

Eles deram continuidade ao encontro realizado em fevereiro passado, em Novo Hamburgo. Carolina Rostirolla apresentou o relatório referente ao impacto da tragédia climática nas empresas locais — apenas em São Leopoldo, cerca de 14,2 mil empresas foram impactadas. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa realizada pelo Sebrae junto a esses empreendedores. 

 

A pesquisa apontou que entre os maiores desafios para os negócios estão: aumento das vendas, equilíbrio das finanças, planejamento do negócio e dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. Do número de entrevistados, 47% procurou financiamento para seus negócios, sendo 60% através das linhas emergenciais — o valor médio obtido foi de R$ 112 mil por empresa. Os principais motivos para buscar financiamento foram o pagamento de contas, a compra de máquinas e equipamentos, reforma/obras civis, pagamento de impostos, e despesas de pessoal. Com base nessas informações devem ser estruturados programas de apoio aos empreendedores atingidos com estímulos diversos e específicos para cada situação. 

 

Mário Rosito apresentou os detalhes do Projeto MEI – Bairros. O foco da iniciativa é promover a formação de MEIs, permitindo que os empreendedores possam atuar dentro da formalidade, ampliando suas receitas e disponibilizando serviços de qualidade. Os cursos serão realizados no Centro Medianeira, no período da noite, facilitando o acesso de acordo com a rotina dos inscritos. “Queremos que estes empreendedores formalizem sua atividade, se tornando MEIs, e que possam qualificar sua atividade”, pontuou Rosito. 

 

Sobre o Territórios Empreendedores Supera  – O Programa Territórios Empreendedores Supera faz parte da Agenda do Território Empreendedor desenvolvido pelo Sebrae e tem como objetivo estimular a cooperação entre os 17 municípios selecionados para integrar o Território Empreendedor –  – tanto os que foram diretamente atingidos quanto alguns que sofreram indiretamente os impactos da tragédia – fortalecer as lideranças regionais e promover o desenvolvimento econômico sustentável. 

O território escolhido para receber o projeto piloto foi prioritariamente a região do Vale dos Sinos, incluindo os municípios Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

 

Lançado em setembro de 2024 (quatro meses após a tragédia climática), o projeto tem como objetivo recuperar e fortalecer o ambiente de negócios de municípios atingidos pelas enchentes de maio passado. Fazem parte do grupo representantes dos municípios contemplados, dentre eles presidente de entidades de classe de São Leopoldo, como a ACIST, CDL, Sindilojas, Sindimetal, OAB e Sindicato dos Contabilistas, além de lideranças empresariais e comunitárias, universidades, poder público, instituições financeiras e entidades religiosas. Periodicamente são realizados encontros com todos os envolvidos, com o objetivo de fortalecer a coesão entre as lideranças, promover a colaboração entre as instituições envolvidas, e estruturar a Agenda Estratégica de Desenvolvimento e Resiliência para o Vale do Sinos.

 

Objetivos do programa 

  • Apoiar a reconstrução dos territórios mais afetados pelas enchentes de maio de 2024
  • Fortalecer a cooperação entre municípios
  • Apoiar lideranças locais
  • Promover o desenvolvimento econômico sustentável
  • Acelerar a recuperação das empresas impactadas pelas enchentes

 

Texto editado com informações do portal e colaboração da Comunicação do SEBRAE RS e ACIST São Leopoldo

 

Outras notícias