Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Presto Produções anuncia as celebrações de 20 anos de fundação

 

Ailton Abreu e Lucia Passos, diretora da Presto divulgam a extensa agenda de atividades que marcarão o aniversário da companhia

 

Uma extensa programação cultural. Assim será a celebração dos 20 anos de fundação da Presto Produções, cujas atividades foram divulgadas nesta quinta-feira, 23, pelos diretores Lucia Passos e Ailton Abreu para patrocinadores e autoridades do município. O encontro também marcou também o lançamento do selo que irá identificar as ações ao longo de 2026. A empresa foi fundada no dia 20 de fevereiro de 2006. “Estamos com o coração cheio de alegria por marcar esta data, que é tão especial para o setor cultural da nossa cidade”, ressaltou Lucia Passos, fundadora e sócia da Presto.

 

 

Patrocinadores, apoiadores e representantes de órgãos públicos acompanharam a apresentação das ações para 2026
Apresentação do selo comemorativo e das atividades para 2026
Diego Adam (SMED), Lucia Passos (Presto Produções), Gustavo Ortácio (Secult), Regina Caetano (SEDETTEC) e Ailton Abreu (Presto Produções)
Ailton Abreu, Lucia Passos e maestro João Paulo Sefrin

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o diretor Ailton Abreu, as celebrações iniciarão ainda em 2025, com a grande  apresentação da Família Tannenbaum Em Busca da Paz, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro de 2025 no Centro de Espiritualidade Cristo Rei. 

Já a temporada 2026 prevê uma série de 12 apresentações da Camerata Presto – que novamente poderá ter captação de recursos por meio da Lei Rouanet.

O canto coral continuará recebendo atenção especial. Estão previstas quatro oficinas adulto e infanto-juvenil e quatro apresentações do Madrigal Presto acompanhado da Camerata Presto. 

A musicalidade das crianças é destaque. Em 2026, inicia o projeto Instrumental, com oficinas de flauta, violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Já o coral infantojuvenil protagonizará um grande espetáculo, que reunirá integrantes atuais e do passado. 

Será realizada também uma edição especial do Projeto Sons e Encontros, quando todos grupos da Presto Produções irão se apresentar com o propósito de mostrar para o grande público os talentos que surgem das oficinas e demais eventos. 

Musicâmara – Os diretores anunciaram em primeira mão que o Projeto Musicâmara – que leva a música para diversos locais de forma gratuita – teve aprovação pela Lei Rouanet para uma temporada de onze concertos, bem como nove encontros didáticos nas escolas municipais.

Campanha – Para incentivar a doação de parte do Imposto de Renda ou contribuições espontâneas junto a Pessoas Físicas, a Presto iniciará uma campanha institucional chamada Presto – Eu Quero Mais, pela qual apoiadores e admiradores apontam o que admiram na Presto e o que mais desejam que seja oferecido pela companhia. “Muitas pessoas não sabem que também podem destinar seu imposto pessoal ou que podem contribuir com  qualquer valor para que possamos dar continuidade a nossas inúmeras atividades gratuitas que dependem de recursos”, assinala Lucia Passos.

Os secretários municipais Regina Caetano (SEDETTEC) e Gustavo Ortácio (Cultura e Relações Institucionais) e Diego Adam, representando a Secretaria de Educação, destacaram a importância dos eventos realizados pela Presto e colocaram suas secretarias à disposição para contribuir na realização dos Projetos. Regina Caetano disse que as ações serão incluídas no calendário oficial do município, a começar pelo evento de Natal. Ortácio apontou que a Secult está de portas abertas para todas as demandas. Diego Adam,  apontou a relevância do projeto Canto Coral nas Escolas, que está fazendo a diferença nas quatro escolas onde está sendo realizado.

Ingrid Marxen, representando a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo e o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, pontuou que levará o tema para as reuniões da Associação Comercial, para estimular a divulgação das doações também junto ao setor empresarial.

Também estive presente Madeleine Hilbk, diretora da Imobiliária Vila Rica, empresa patrocinadora da Presto. Ela reforçou a importância dos empresários em apoiar iniciativas culturais e também irá reforçar junto aos colegas maior presença neste segmento.

Mateus Leão,  do setor de Marketing da Frontec, empresa que também apoia as ações culturais, apontou que a promoção cultural deve fazer parte do planejamento das empresas. “Temos orgulho em estar presente em projetos como os da Presto, principalmente nos que levam a cultura junto às escolas”.

Felipe Leifheit, diretor do CECREI, assinalou que é uma honra ter a Presto como parceira para a execução de projetos tão importantes para a sociedade, como é o concerto de Natal e demais apresentações. “É uma união que visa o bem por meio da cultura”, sintetizou.

Sobre a Presto Produções Desde 2006, a PRESTO vem se destacando como referência nas atividades de música do Rio Grande do Sul e do Brasil. Sediada em São Leopoldo, oferece oficinas para diversas faixas etárias, aulas de música, recitais e concertos – a exemplo da 9ª Sinfonia realizada em 2024 para duas mil pessoas. Também promove espetáculos como o Natal A Família Tannenbaum, que está na terceira edição sediada no CECREI – Centro de Espiritualidade Cristo Rei.

Organiza e promove diversos Projetos Culturais reconhecidos por vários programas de incentivo à cultura, como Rouanet e LIC, que são executados na região metropolitana de Porto Alegre, Vale do Rio dos Sinos e Serra Gaúcha.

Disponibiliza também assessoria, consultoria e treinamento na área artística e cultural.

 

Outras notícias