Operação Postes Zero quer organizar e retirar fios soltos ou sem utilidade
A Prefeitura de São Leopoldo, em parceria com a RGE, operadoras de telefonia e internet, Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos e Defesa Civil estão em tratativas para uma operação conjunta com objetivo de retirar fios que causem risco ou em desuso nos postes da cidade. A iniciativa, que visa eliminar perigos à população, reduzir a poluição visual e organizar a infraestrutura urbana, teve um teste piloto bem-sucedido na quinta-feira, 13 de fevereiro, na região entre a Praça do Imigrante e a esquina da Rua São Joaquim.
Durante a ação, batizada de Operação Postes Risco Zero, foram recolhidos aproximadamente 100 kg de fios e outros materiais que estavam soltos ou sem utilidade. A equipe técnica da RGE, com o apoio de servidores municipais, limpou e organizou os postes, eliminando riscos a transeuntes e veículos. O resultado foi a desobstrução completa da área, com a retirada do que era considerado “lixo” da rede elétrica e de comunicação.
Na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, representantes da Defesa Civil, Semurb e outros setores da prefeitura se reunirão para planejar a expansão da operação para toda a cidade. O objetivo é atender o município de forma integral o mais breve possível, trabalhando por regiões. “Teremos de trabalhar por regiões e vai demandar algum tempo”, destacou o superintendente da Defesa Civil de São Leopoldo, coronel Márcio Uberti Moreira.
A operação é uma resposta a um problema crônico e recorrente em São Leopoldo e na maioria das grandes cidades, onde a proliferação de fios em postes gera riscos à segurança e compromete a estética urbana. Com a estratégia conjunta entre poder público e empresas, a prefeitura espera resolver definitivamente a questão, garantindo mais organização e segurança para a população.

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227