O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, foi eleito para um segundo mandato na presidência da Associação Brasileira de Municípios (ABM) para o período 2021 a 2023. A assembleia ocorreu nesta terça-feira (16) e renovou toda a direção.
Vanazzi prometeu muito empenho neste novo mandato na ABM, a mais antiga entidade municipalista do país. ”Vamos continuar trabalhando pelo fortalecimento dos municípios em um momento de agravamento da crise em saúde pública”, assegurou. Ele defende a aquisição imediata de vacinas pelo Governo Federal para garantir a imunização da população; a volta do auxílio emergencial para a população mais vulnerável econômica e socialmente e socorro financeiro aos municípios
Vanazzi destacou que a entidade, em seus 75 anos de história comemorados neste 15 de março, sempre teve posições firmes em defesa dos municípios brasileiros e “sem atrelamento a governos” e que essa será a linha política da nova diretoria. “Somos o elo com a sociedade, somente os municípios têm contato direto com a população”. O prefeito José Adinan Ortolan (Cordeirópolis, SP), eleito vice-presidente, destacou que a crise atual é uma oportunidade para a ABM construir uma agenda programática de atuação e unir os municípios.
No dia 15 de março, o presidente da ABM e a prefeita Moema Gramacho (Lauro de Freitas, BA), eleita presidente do Conselho Deliberativo, entregaram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG) propostas elaboradas na reunião emergencial que a entidade coordenou diante do agravamento da crise em saúde pública.
Conselho Diretor
Na Assembleia Geral também foram alterados dois dispositivos do Estatuto da ABM. O primeiro reduziu de três para dois anos o mandato da Diretoria e a criação de representações regionais e temática.
Para o mandato 2021 a 2023 o Conselho Diretor está assim composto:
Presidente: Ary Vanazzi – prefeito de São Leopoldo (RS);
Vice-presidente: José Adinan Ortolan – prefeito de Cordeirópolis (SP);
Secretário Geral: Marco Antônio de Azevedo Santana – prefeito de São Cristovão (SE);
1ª Secretária: Mônica Gomes Aguiar – ex-prefeita de Camocim (CE);
2º Secretário: Vicente de Paula Guedes – prefeito de Rio das Flores (RJ);
1º Tesoureiro: Gilmar Dominici – ex-prefeito de Franca (SP);
2ª Tesoureira: Marcia Lucena – ex-prefeita de Conde (PB).
Fonte: Cláudia Corrêa. Jornalista – MTb 8355