Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Patrimônio Material: São Leopoldo celebra 150 anos da primeira ferrovia gaúcha

Museu do Trem de são Leopoldo, RS

Hoje, 14 de abril, São Leopoldo comemora 150 anos desde a inauguração da primeira ferrovia gaúcha, que ligou o município a Porto Alegre.

 

Museu do Trem de são Leopoldo, RS
Museu do Trem de São Leopoldo

História de uma importante obra de infraestrutura, que movimentou a economia da região, envolveu comunidade e poder público, para sua efetivação, desde o início das instalações físicas como os demais trabalhos que constituem a atividade ferroviária. Ações que ligaram as pessoas com este patrimônio de forma afetiva, econômica, cultural e historicamente.

A ferrovia é um patrimônio industrial muito representativo para São Leopoldo e para o Estado do Rio Grande do Sul pela sua relevância histórica e cultural.

De acordo com a pesquisadora e diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, em 1866 iniciaram-se as discussões na Assembleia Provincial para buscar soluções de escoamento de mercadoria das colônias do Vale do Rio dos Sinos, a partir de Novo Hamburgo e São Leopoldo.

O contrato com o projeto de John Mac Ginity foi assinado em 1869, contemplando a extensão da linha entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. “O lançamento da pedra fundamental com a pá de prata foi realizado no dia 26 de novembro de 1871 em São Leopoldo”, conta.

A extensão da linha construída entre São Leopoldo e Porto Alegre é de extensão 33.756 metros e foi inaugurada no dia 14 de abril de 1874. Já o trecho até NH foi inaugurado em 1º de janeiro de 1876.

A linha está desativada desde 1982. Em 1976, foi criado o Museu do Trem, sendo hoje responsabilidade da Prefeitura mantê-lo ativo para a preservação desta história.

No local há acervo documental e objetos e peças como os vagões e locomotiva, entre outros, guardados no sítio histórico, que fica aberto para visitação.

 

Acervo do Museu do Trem de são Leopoldo, RS
Acervo do Museu do Trem de são Leopoldo, RS
Acervo do Museu do Trem de são Leopoldo, RS

O Museu do Trem também sedia programações culturais voltadas à interação da comunidade.

 

Edição e fotos: Elizabeth Renz | Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | (51)981846227 | imprensa@slnegociosecia.com.br

 

Outras notícias

Castástrofe Climática: ACIST-SL cancela eventos de maio

  Devido aos graves efeitos da catástrofe climática que assola São Leopoldo, a ACIST-SL cancelou todos os eventos programados para maio. “Nossos esforços estão concentrados em apoiar os atingidos pela enchente. Criamos uma força-tarefa com nossos associados para receber e