Michele Arigony, Tatiana Planicka Tesch de Castro, Adalberto Broecker Neto, Solange Gomes e Regina Caetano integraram a palestra em alusão ao Dia Internacional da Mulher que lotou o auditório da Oncologia Centenário no dia 19 de março
Três protagonistas em suas áreas de atuação deram o recado sobre construção da identidade feminina, igualdade e combate à violência de gênero, prevenção na saúde física e mental na palestra Mulheres que Cuidam de Mulheres. Embora as conquistas sejam inegáveis, a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Michele Mendes Arigony; a vice-prefeita de São Leopoldo, Regina Dutra Oliveira Caetano, e a ginecologista e obstetra Tatiana Planicka Tesch de Castro, foram unânimes ao afirmar que os desafios ainda são muitos, sendo preciso continuar lutando para garantir direitos iguais, respeito e oportunidades às mulheres. O evento, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado no auditório da Oncologia Centenário, no final da tarde de quarta-feira (19).
Ao fazer uma reflexão histórica sobre a data que homenageia as mulheres em todo o mundo, a professora da Feevale e presidente da Associação Médica de São Leopoldo, a psiquiatra Solange Gomes, destacou que a identidade feminina foi historicamente moldada por normas externas, silenciando vozes e restringindo espaços. “Há necessidade de ressignificação dos papéis das mulheres, buscando espaços de expressão e autonomia, principalmente de reconhecimento da diversidade e complexidade do feminino”, afirmou a presidente da Associação, que organizou o evento junto com a Oncologia Centenário, Associação Força Rosa e Liga Feminina de Combate ao Câncer.
ESTATÍSTICAS – A titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Michele Mendes Arigony, ressaltou que a violência contra a mulher é um problema generalizado e alarmante, ocorrendo principalmente dentro de casa. Segundo ela, muitas mulheres não denunciam por medo ou por falta de informação. “Neste ano, já são mais de 700 ocorrências. Porém, as estatísticas nos mostram que apenas 10% denunciam seus agressores”, revelou, destacando que, ainda, há uma naturalização da violência. “Comportamentos violentos são reproduzidos e aceitos, fazendo com que as mulheres se sintam culpadas por suas situações.”
Segundo ela, delegacias especializadas, como a de São Leopoldo, são fundamentais para garantir um atendimento humanizado e ágil. Também destacou a importância da Lei Maria da Penha e de uma rede de apoio, que inclua os familiares e amigos. No ano de 2024, a Delegacia Especializada prendeu 173 homens por descumprimento de medidas protetivas. “Precisamos ajudar e conscientizar as mulheres a romperem o ciclo de violência e a se sentirem seguras ao buscar apoio e proteção”, comentou ela, que está à frente da Delegacia desde a inauguração, há cinco anos.
COMPARTILHAMENTO – A vice-prefeita Regina Caetano compartilhou um pouco de sua história: da infância, passando pelo empreendedorismo ao desafio de entrar no universo da política. “Ser protagonista não está relacionado a dinheiro, beleza ou poder, mas à coragem de enfrentar desafios e aprender com os erros”, afirmou. Neste contexto, destacou o autoconhecimento, a reorganização, a importância de inspirar e impactar positivamente outras pessoas e o propósito de vida. Regina enfatizou que, apesar dos desafios, é fundamental que as mulheres se unam e se apoiem mutuamente para transformar suas realidades e a sociedade.
A adoção de hábitos saudáveis para uma vida longa e plena foi o tema da ginecologista e obstetra Tatiana Planicka Tesch. Ela falou sobre métodos contraceptivos, importância de exames para prevenir doenças, como o câncer e o uso de suplementos. “Com a evolução da medicina e dos cuidados, a expectativa de vida da mulher é em torno de 80 anos. Então, vamos nos cuidar.”

No final da palestra, o diretor da Oncologia Centenário, Adalberto Broecker Neto, ressaltou a importância desses encontros de conhecimento, que deveriam ser adicionados aos serviços de saúde. “Estamos abertos a qualquer discussão, a qualquer grupo que faça algo em benefício da comunidade. Nosso auditório está à disposição para qualquer entidade que quiser fazer um trabalho de saúde importante, pois todos aprendem com as palestras e muitas informações”, disse.
Conteúdo produzido em colaboração com Marcia Greiner Comunicação | (51) 99960-6865
Fotos: Nilson Winter

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227