Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

O centro de São Leopoldo na pauta empresarial

Rua Independência, São Leopoldo, RS | Foto: Elizabeth Renz

Obra de revitalização da Rua Independência afeta o comércio e o trânsito do Centro de São Leopoldo | Foto: Elizabeth Renz

 

 

A centenária Rua Independência – conhecida carinhosamente como Rua Grande – junto às ruas Primeiro de Março e Marquês do Herval e outras ruas paralelas – forma um grande um shopping a céu aberto.

 

Localizada no centro de São Leopoldo, a Rua Independência abriga estabelecimentos comerciais que convivem com espaços de gastronomia e de lazer. Porém, com o passar dos anos, a região, tão apreciada, foi perdendo o charme. Prédios históricos foram aos poucos sendo demolidos, as calçadas foram tomadas pelo comércio ilegal ou por ambulantes. Pessoas em situação de vulnerabilidade social e a má conservação das áreas de circulação também fazem parte dos problemas.

 

Em outubro de 2023, a prefeitura municipal, sob a administração do então prefeito Ary Vanazzi, deu início ao projeto de revitalização da rua Independência. Com cerca de R$ 50 milhões em investimentos, a reforma visa a acabar com os recorrentes problemas da rua, como alagamentos, descarte irregular de lixo, desnivelamento das calçadas, entre outros. As obras também foram estendidas às ruas adjacentes, devido à complexidade do sistema de esgoto. 

 

Projeto de Revitalização da Rua Independência, São Leopoldo,RS
Projeto de Revitalização da Rua Independência, São Leopoldo,RS

 

E em março de 2025, enquanto a obra avança, os problemas do Centro parecem aumentar, principalmente para o setor de comércio. E para buscar soluções, os empresários estão se reunindo a convite da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo. Nesta terça-feira, dia 18 de março, um segundo encontro debateu temas como a segurança na área central, as obras de revitalização, a fiscalização das fachadas históricas, limpeza urbana, dentre outros considerados essenciais para o desenvolvimento e a melhoria do ambiente comercial no município.

 

Reunião ACIST-SL sobre o Centro de São Leopoldo | Foto: ACIST-SL
Reunião ACIST-SL sobre o Centro de São Leopoldo | Foto: ACIST-SL

Segundo publicação do portal www.acistsl.com.br, o grupo vai  solicitar ao Executivo Municipal o cronograma atualizado do andamento da obra, com previsões de entregas e fiscalizações, para que seja acompanhado o progresso dos trabalhos.

A Segurança Pública é outro motivo de preocupação. Além da ameaça de furtos e roubos, o aumento da população em situação de rua também foi citado. O grupo solicita que sejam implementadas ações efetivas para garantir a segurança de comerciantes e clientes, promovendo um ambiente mais seguro. A questão do comércio ilegal e ambulante no centro também foi outro ponto levantado. Os comerciantes pedem um controle mais rigoroso para coibir essa prática, garantindo a legalidade e a concorrência justa.

 

A reunião foi liderada pelo presidente da entidade, Daniel Klafke e contou também com a presença do presidente do Conselho Consultivo, Felipe Feldmann, e dos vice-presidentes, de Comércio, Daniel Egewarth e Jurídica, Rita Geremia Pavoni, do diretor de Segurança Pública da ACIST-SL e presidente do CONSEPRO São Leopoldo, Rogério Daniel da Silva, e da gestora executiva da ACIST-SL, Melissa Ost. Além de empresários, participaram do encontro, o presidente do CDL São Leopoldo, Olinto Menegon, e o presidente do Sindilojas SL, Walter Seewald. 

 

Outro ponto elencado se refere à retomada do movimento de pessoas na área central, com destaque para organização de celebrações festivas na Independência, com quiosques de alimentação e artesanato típicos. As principais reivindicações apontadas pelo grupo foram compiladas em um documento, o qual deverá ser encaminhado à Prefeitura nos próximos dias. “Acreditamos que com a colaboração entre o poder público e o setor comercial, será possível construir um ambiente mais próspero e acolhedor para todos”, pontuou o presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke.

 

É provável que este tema seja abordado amanhã, quinta-feira, 20, pelo prefeito municipal Heliomar Franco, durante a palestra Momento do Empreendedor.

Curiosidade sobre a Rua Independência – ou Rua do Passo

Rua Independência na década de 20 | Foto: Acervo Museu Visconde de São Leopoldo
Rua Independência na década de 20 | Foto: Acervo Museu Visconde de São Leopoldo

A Rua Independência, que muitos ainda pensam ser uma avenida, nem sempre teve este nome. Conforme o historiador Márcio Linck, durante entrevista no portal Berlinda News, esta denominação foi dada em 1870, mas antes o local era chamado de Rua do Passo e curiosamente, isto tem a ver com o Rio dos Sinos. Ele conta que o primeiro nome dela foi Rua do Passo, porque o início dela já era perto da Praça do imigrante e do Rio dos Sinos, onde ainda hoje se forma um banco de areia pela dinâmica do fluxo das água e isso, naquela época, permitia que em tempos de pouca chuva criasse uma passagem onde as pessoas atravessavam mesmo. O que ajudou também para que o núcleo urbano de São Leopoldo fosse consolidado o que é hoje. 

 

Outras notícias