Robinson Klein, presidente da ACI NH/CB/EV/DI e Alexandre Heineck, sócio-diretor da Docile
| Foto: Fábio Winter
Durante a palestra na ACI, em Novo Hamburgo, direção da empresa reafirmou compromisso com o crescimento no setor de alimentos
A Docile Alimentos, fabricante de doces com sede em Lajeado, no Vale do Taquari, pretende faturar R$ 1 bilhão em 2025. A informação é do sócio-diretor e responsável pela área comercial e exportação da empresa, Alexandre Heineck e foi revelada durante palestra no Prato Principal da ACI Novo Hamburgo,Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, nesta quinta-feira, 27. Esta foi a primeira edição de 2025 do evento, que teve a coordenação do presidente Robinson Klein. O almoço aconteceu no restaurante do Swan Novo Hamburgo.

Heineck informou que a empresa está finalizando investimento de R$ 50 milhões na expansão fabril em Lajeado, onde já soma 36 mil metros quadrados de área construída, para atender ao crescimento dos negócios no mercado interno e em outros países.
A Docile também possui fábrica em Vitória de Santo Antão/PE, com seis mil metros quadrados, e centros de distribuição nas duas cidades e em Extrema/MG. Um dos próximos passos é um investimento em Campinas/SP, onde adquiriu recentemente uma área de terras. Com 33 anos de fundação, mas ligada a uma família com quase cem anos de história no mundo dos doces, a Docile tem capital 100% nacional. É atualmente a maior exportadora de doces do país, estando presente em 80 países com seu mix de produtos.
A evolução da empresa, conforme Heineck, tem como base a constante inovação e o propósito. Possui portfólio completo (são sete categorias de produtos, de chiclete a gelatinas) e investe constantemente em inovações, como o lançamento do canudinho Puxa, Estica & Brinca, inédito na categoria, do primeiro marshmallow recheado e do chicle de bola em formato inédito e recheio em pó, entre outros. “São mais de 200 produtos para todos os gostos, bolsos, PDVs e ocasiões de consumo”, disse Alexandre Heineck, que integra a terceira geração da família.
De olhos nas tendências, fez parcerias recentes com a empresa Criamigos, de Gramado, para o lançamento de uma linha balas em formato de ursinho, e uma collab com a marca de calçados Melissa. A embalagem da linha de doces com formato de m possui um código de barras que concede desconto de 15% em compras de produtos Melissa.
A presença mundial é outro fator que impulsiona o crescimento da marca. Estados Unidos, China e Angola são alguns dos países onde os produtos são encontrados. Além da marca própria, a empresa produz, sob licenciamento, grandes marcas globais, como Nestlé, Universal e Walt Disney. Em nível nacional, a Docile possui parcerias com atletas que se conectam com os seus valores, como a ginasta Rebeca Andrade e a skatista Rayssa Leal, e patrocinou o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“Com isso, o resultado vem”, disse o diretor comercial. As vendas das sete categorias de produtos da empresa cresceram 20,2% em volume e 18,4% em valor no ano passado, acima da média do mercado, que foi de 8,5% em volume e 14,5% em valor. Além disso, Docile é a marca que mais cresce em Regaliz (nome popular da planta alcaçuz) e a que mais cresce em todas as categorias. A linha Gelatina teve alta de 15,1% nos negócios, Regaliz de 16,1% e Gomas de 23,7% em 2024, também acima do mercado.
“Tudo é feito com o propósito de ser doce para criar um mundo mais doce”, disse Heineck. A empresa, conforme ele, faz tudo com carinho e expressa gentileza, acredita na criatividade e na autenticidade e constrói pensando no futuro da sociedade. Os resultados imprimem alegria, felicidade e bem-estar e o trabalho colaborativo gera resultados acessíveis a todos. “Inovação, propósito e impacto, além de gerar desempenho positivo, constroem legados duradouros. É assim que queremos ser lembrados”, concluiu.

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227