Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Nível de Atividade de São Leopoldo cresceu 5,3% em 2021

Exportações do setor metalúrgico, como armas e máquinas não elétricas e motores de pistão estão entre os responsáveis pelo desempenho positivo

 

O desempenho positivo das exportações e do saldo de empregos ao longo do ano passado foram os principais responsáveis pelo aumento do Nível de Atividade econômica de São Leopoldo, encerrando 2021 com5,3% de crescimento. O indicador foi divulgado em 31 de março, na apresentação da 15ª edição do Boletim Socioeconômico Trimestral da ACIST-SL. Os dados foram obtidos pelo Núcleo de Excelência Competitividade e Economia Internacional da Unisinos. A publicação também apontou os dados econômicos do quatro trimestre de 2021. Naquele período, o Nível de atividade ficou em 2,0%.

 

O indicador é obtido a partir de quatro pilares, que são a arrecadação de impostos sobre a produção e circulação, o estoque formal de empregos, o IBC-Br (efeito Brasil) e as exportações municipais.


 
Conforme o Boletim, a geração de empregos formais (saldo de admitidos menos desligados) no município resulto em 232 vagas no 4º trimestre de 2021. Ao longo de todo o ano passado, foram gerados 2.779 novos postos de trabalho. A estimativa é de que 54.984 pessoas se encontram formalmente empregadas em São Leopoldo.


Exportações – No quatro trimestre de 2021, o mercado internacional registrou aumento de 36,5¨% em comparação com o mesmo período de 2020. Armas, munições, máquinas não elétricas, motores de pistão e couros lideraram os produtos embarcados.

Os dados econômicos integraram a divulgação do Nível de Segurança Pública, que é o Bloco Temático desta edição. São informações de 2014 a 2021, expondo novamente os índices da Segurança Pública (informações estas que já foram apresentados nas edições de número 3, 7 e 11).

 

Participaram do evento Job Zanella, diretora de Serviços e coordenadora do Boletim Trimestral, Felipe Feldmann, presidente da ACIST-SL e Rogério Daniel da Silva, diretor de Segurança Pública da ACIST-SL. O setor de Segurança Pública foi representado pelo major Alexsandro do Nascimento Goi, comandante do 25º BPM, Eduardo Hartz, delegado da 3º DPRM, delegado Ayrton Martins Júnior, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) e Nestor Schwertner, secretário de Segurança de São Leopoldo.

 

O conteúdo completo do 15º Boletim pode ser acessado aqui:
https://acistsl.com.br/arquivos/boletim-socioeconomico-trimestral-15–edicao—seguranca-publica1648735355.pdf
A transmissão com a apresentação das autoridades pode ser acessada aqui:
Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=YI4-Touauqs&t=2288s
Facebook:
https://www.facebook.com/acistsl/videos/764888664458389


A realização do Boletim Trimestral é viabilizada pelo patrocínio das empresas Sicredi Pioneira, Unimed, Frontec e Sinodal.

Redação: Elizabeth Renz (Reg.Prof 8228/95) – Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Companhia | (51) 981846227

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM