Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Itecê celebra 30 anos

Fábrica é especialista em sabres para motoserras, com forte atação nos segmentos agrícola e jardinagem

 

Uma trajetória fortalecida pelo empreendedorismo e inovação marca a história da Itecê Indústria e Comércio de Equipamentos Agrícolas Ltda., que completa 30 anos no dia 1º de outubro. Consolidada como uma das maiores fornecedoras de peças de reposição do mercado de motosserras e roçadeiras, a empresa leopoldense tem capital 100% nacional.

Sediada em uma área privilegiada, com 54 mil m² é reconhecida como uma das principais fabricantes de sabres para motosserras, do mercado de reposição, a cada novo ciclo segue se reinventando.

 

História –  A história da Itecê teve início oficialmente, em 1994, mas a semente foi plantada muito antes e uniu cinco colegas que trabalhavam, em cargos de gerência, na empresa Intertec. Sergio de Bortoli Galera, Nerci Hedio Mauss, Nelson Gervazoni, Erni Grave e Claus Carlos Teodoro Mohr (falecido em 2013), foram surpreendidos pelo sócio/diretor da Intertec, na época, Hans Marxen, com o convite para assumir a direção e dar prosseguimento ao seu trabalho. Naquele  momento, a relação de confiança transformaria a vida destes empreendedores para sempre.

“Trabalhávamos em funções distintas, como gerentes de áreas, na antiga empresa Intertec”, relembra Galera. “Com a mudança de planos dos proprietários, pois nã haveria a sucessão familiar, fomos surpreendidos com a possibilidade de seguir na empresa, como proprietários. Locamos o espaço e os equipamentos e passamos de funcionários para empresários”.

“Com o tempo, compramos a parte operacional e em 2002, adquirimos os prédios e terrenos, onde estava em funcionamento a empresa. Foi um passo importante, que deu muito certo. Há três anos, construímos mais 1200 m² e já contratamos mais 1200m², para ampliar a empresa no início de 2025”, comemora.

O grande impulso da empresa aconteceu em 2008, quando ocorreu a mudança da exclusividade do produto nacional, para a inserção de importados. A Intertec era fabricante e trabalhava somente com produtos nacionais.  Estrategicamente, os sócios optaram também pela importação, que alavancou mais a empresa, pois agregou novos produtos.

           PLANOS – “Permanecemos nos mesmos setores onde atuávamos como empregados. Desde 2017, iniciamos o trabalho de sucessão, para dar continuidade a esta trajetória. Optamos por começar com os filhos. Nem todos estão aqui, porque é uma escolha pessoal. Temos perfis diferentes, mas respeitamos as tomadas de decisões. Somos unidos, mesmo nas divergências de opinião’, destaca Galera. “Seguimos nos atualizando para no manter competitivos no mercado. Muito da nossa trajetória é 50% intuição e o restante trabalho, além de perseverança e foco nos resultados”.

 

Em 2024, a Itecê adquirou e incorporou mix de produtos a marca Rondon. “Reconhecida no mercado, além de somar novos itens, está agregando valor a nossa linha de produtos. Somos destaque na fabricação de sabres com medidas especiais”, enfatiza Galera.

E no mês do aniversário (dia 24), a Itecê lançou a furadeira que é acoplada à motoserra e funciona independente de energia elétrica, facilitando muito o trabalho, especialmente no campo. “Estamos sempre nos reinventando para fornecer uma linha completa nesta área de floresta e jardim, incluindo uma variedade de peças para roçadeiras, com acessórios diversos; e igualmente na área de perfuração de solo. Além de termos uma oficina, que também realiza consertos de multimarcas”.

 

Neste cenário de expansão e crescimento, a  empresa tem profissionalizado cada vez mais a sua gestão, confiando no potencial da equipe e reconhecendo a credibilidade que conquistou no mercado. A Itecê está preparada para dar continuidade a esta trajetória de sucesso, com foco na satisfação plena dos clientes, aprimorando o seu mix de itens e aumentando a capacidade instalada, na produção dos seus produtos.

 

 

Outras notícias

Mercopar 2024

Empresas de São Leopldo participam da Mercopar, em Caxias do Sul

Feira, que acontece de 15 a 18 de outubro, apresenta novidades tecnológicas para o setor industrial   O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL RS), juntamente com 17 empresas associadas, estará