Prédio integra o Complexo Histórico Parque Rua da Praia – Neustadt
Integrando a 10ª Semana do Rio dos Sinos, a Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), entregou aos leopoldenses uma obra revitalizada de patrimônio histórico e cultural, na manhã deste sábado, dia 23 de março. O casarão que abriga a sede da Semmam foi totalmente restaurado e devolvido à paisagem às margens do Rio dos Sinos, junto ao Museu do Rio, outro prédio histórico e antigo Cais do Porto de São Leopoldo.
Ambos integram o Complexo do Parque Rua da Praia (Neustadt), em conjunto com o Jardim Botânico e o Centro Permanente de Educação Ambiental (CePEA). No ato, também foi dada posse simbólica aos membros do Fórum dos Arroios.
Valor Histórico
O sobrado ou casarão da Semmam foi construído em 1900, 76 anos depois da chegada dos primeiros imigrantes alemães. O imóvel foi edificado por Pedro Clemente Blauth. Em 1960, a família vendeu a casa. Nos anos 1990, abrigou um restaurante que foi destruído por um incêndio.
Em 1997, foi restaurado e, no mesmo ano, a Semmam começou a utilizar o prédio. Em novembro de 2021, a 5ª Vara Cível, da Comarca de São Leopoldo, concedeu liminar de imissão de posse do imóvel ao Município, de R$ 451 mil.
Fonte e fotos: Imprensa PMSL
Edição: Elizabeth Renz, jornalista e coordenadora de conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Companhia | Reg. prof 8228/95 | imprensa@slnegociosecial.com.br | (51) 981846227