Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

História de São Leopoldo: Casarão da Semmam é revitalizado e integra-se ao Complexo Rua da Praia

 

Prédio integra o Complexo Histórico Parque Rua da Praia – Neustadt

 

Integrando a 10ª Semana do Rio dos Sinos, a Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), entregou aos leopoldenses uma obra revitalizada de patrimônio histórico e cultural, na manhã deste sábado, dia 23 de março. O casarão que abriga a sede da Semmam foi totalmente restaurado e devolvido à  paisagem às margens do Rio dos Sinos, junto ao Museu do Rio, outro prédio histórico e antigo Cais do Porto de São Leopoldo.

 

 

Complexo do Parque Rua da Praia (Neustadt), São Leopoldo, RS
Complexo do Parque Rua da Praia (Neustadt), São Leopoldo, RS

 

Ambos integram o Complexo do Parque Rua da Praia (Neustadt), em conjunto com o Jardim Botânico e o Centro Permanente de Educação Ambiental (CePEA). No ato, também foi dada posse simbólica aos membros do Fórum dos Arroios.

 

Museu do Rio de São Leopoldo, RS
Museu do Rio de São Leopoldo, RS

Valor Histórico 

O sobrado ou casarão da Semmam foi construído em 1900, 76 anos depois da chegada dos primeiros imigrantes alemães. O imóvel foi edificado por Pedro Clemente Blauth. Em 1960, a família vendeu a casa. Nos anos 1990, abrigou um restaurante que foi destruído por um incêndio.

 

Em 1997, foi restaurado e, no mesmo ano, a Semmam começou a utilizar o prédio. Em novembro de 2021, a 5ª Vara Cível, da Comarca de São Leopoldo, concedeu liminar de imissão de posse do imóvel ao Município, de R$ 451 mil. 

 

Fonte e fotos: Imprensa PMSL

Edição: Elizabeth Renz, jornalista   e coordenadora de conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Companhia | Reg. prof 8228/95 | imprensa@slnegociosecial.com.br | (51) 981846227

 

 

Outras notícias

amplo e aconchegante espaço do Centro de Espiritualidade Cristo Re

CECREI recebe a comunidade para um almoço solidário

Amplo espaço poderá ser usufruído ao longo deste domingo, 21 Neste domingo, dia 21, o amplo e aconchegante espaço do Centro de Espiritualidade Cristo Rei estará aberto para a comunidade, que poderá usufruir de um Almoço em Família Solidário. Será