Heliomar Franco e Regina Caetano, ambo do PL, tomam posse após oito anos de gestão do Partido dos Trabalhadores
Nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, Heliomar Franco (PL) tomou posse como novo prefeito de São Leopoldo após ser eleito com 51,24% dos votos válidos, ao lado de sua vice Regina Caetano (PL). A cerimônia ocorreu no fim da tarde no Anfiteatro Padre Werner, no câmpus da Unisinos.
Durante o evento, também foram empossados os 13 vereadores eleitos, com a mesa presidida pelo mais votado, Jéferson Falcão (PL). Autoridades, representantes da comunidade e familiares estiveram presentes na solenidade.
A nova gestão já anunciou os secretários que atuarão no governo. Entre eles, Regina Caetano assumirá o Desenvolvimento Econômico (Sedettec), Jéferson Falcão ficará responsável pela Educação (Smed), e Leonardo Hoff será o secretário-geral de Governo.
Gabriel Dias comandará o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Luís Kroeff estará à frente do IAPS, Ricardo Silveira dirigirá o Hospital Centenário, e Laura Píffero será responsável pela Superintendência de Comunicação.
Heliomar destacou que uma de suas prioridades será encaminhar a aprovação da reforma administrativa a partir de fevereiro. “Para tornar a gestão mais ágil, desburocratizando e informatizando processos. Trabalharemos com a reorganização do governo e foco na cidade, a população não terá problemas na entrega de serviços em virtude da nova administração municipal”.
A vice-prefeita Regina Caetano, que assume a função de secretária de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), compartilhou suas expectativas para a nova administração. “Já vamos começar trabalhando. Nosso referencial será muito trabalho e dedicação para transformar essa cidade um lugar muito melhor, para se viver com saúde, segurança e educação.”
Ary Vanazzi, prefeito no mandato de 2021 a 2024, passou o cargo para Heliomar Franco, que assumiu a Prefeitura até 2028. Vanazzi ressaltou a relevância da democracia e destacou as ações realizadas durante seu governo. “O novo governo recebe a Prefeitura com R$ 30 milhões em caixa e os serviços estão em dia”, garantiu.
Além disso, Vanazzi lembrou que deixa cerca de R$ 1,5 bilhão do governo federal em projetos contratados ou que estão em análise para obras, traçando uma comparação com o cenário encontrado em seu primeiro mandato, em 2017. “Foi pagamento atrasado de salário, de 13º, tive que pegar dinheiro no banco para pagar.”
Câmara de Vereadores
Ainda no evento, a Câmara de Vereadores de São Leopoldo elegeu a Mesa Diretora para 2025. A chapa única, liderada por Iara Cardoso como presidente, Marcelo Pitol como vice-presidente e Jailson Nardes como secretário, foi aprovada com nove votos a favor e quatro contrários.
Iara Cardoso assume a presidência da Casa Legislativa pela quarta vez, marcando o início dos trabalhos para o próximo ano.
Vereadores eleitos empossados
- Adão Rambor (PDT)
- Alexandre Silva (PL)
- Anderson Etter (PT)
- Fabiano Haubert (PDT)
- Falcão (PL)
- Fábio Bernardo (PT)
- Geison Freitas (PDT)
- Iara Cardoso (PDT)
- Jailson Nardes (PP)
- Karina Camillo (PT)
- Marcelo Pitol (PSD)
- Professor Ricardo (PT)
- Tarzan Correa (PDT)

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227