Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

FIMEC 2022 reúne complexo calçadista

Feira profissional acontece de 08 a 10 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS

A maior feira do setor coureiro-calçadista da América Latina começa amanhã. De 08 a 10 de março, a 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) apresenta novidades e promove negócios entre todos os setores da cadeia coureiro-calçadista. O evento acontece todos os dias das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS

Com cerca de 280 expositores e marcas, a Fimec tem a expectativa de reunir um público visitante de 25 mil profissionais do setor coureiro-calçadista durante os três dias. Na feira, o público poderá conferir lançamentos de produtos, tecnologias e serviços, proporcionando o ambiente ideal para networking, prospecção e fechamento de negócios.

Além de conhecimento e negócios, a Fimec é reconhecida como uma feira relevante a nível internacional e reunirá expositores de oito países: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, Itália, Peru e Uruguai. Entre os visitantes, já foram realizados credenciamentos por profissionais de 30 países, além do Brasil, incluindo territórios como: África do Sul, Argentina, Bangladesh, Chile, República Dominicana, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos da América, Guatemala, Índia, Japão, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unido, Senegal, Turquia, entre outros.

A Fimec ainda possui parceria com seis hotéis da região, sendo que a maioria já está com ocupação máxima para o período da feira. Além disso, o evento oferece um serviço especial de transfer gratuito para os visitantes de Porto Alegre/Canoas/São Leopoldo > Novo Hamburgo > São Leopoldo/Canoas/Porto Alegre. Mais informações podem ser obtidas através do site oficial: www.fimec.com.br/visitante#transfer.

Bastidores da Fimec – O processo de montagem da Fimec está em reta final e envolveu 45 montadoras que somaram 600 postos de trabalho direto. Para trabalhar durante os três dias de evento serão contratados em torno de 100 profissionais, incluindo os serviços de segurança, limpeza, credenciamento, atendimento e bombeiros civis. Além disso, até o momento, já foram emitidas mais de 1600 credenciais de expositores para o evento.

A feira oferece atrações, como:

Fórum Fimec traz palestras e debate com profissionais renomados

A 4ª edição do Fórum Fimec acontecerá no segundo dia de feira, 09 de março, das 14 às 17 horas, apresentando uma programação voltada às novidades e tendências do mercado, com conteúdo relevante para transformar o setor coureiro-calçadista.

O evento apresentará palestras nacionais e internacionais, além de um debate sobre o mercado, reunindo as seguintes temáticas: moda sustentável brasileira, mercado americano de calçados, inovação e sustentabilidade em adesivos e sourcing mundial de calçados. “Iremos abordar a migração do sourcing da Ásia para o Ocidente e as oportunidades do Brasil e das Américas para aproveitar este momento. Além disso, os debatedores presentes estão vivendo intensamente toda essa movimentação do mercado, negociando e atendendo clientes dos Estados Unidos da América e da Europa. Será um grande debate!”, comenta Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac.

Os ingressos podem ser adquiridos através do site www.fimec.com.br/forum, onde também é possível verificar mais informações sobre o evento. O Fórum Fimec tem patrocínio de HENKEL, Líder em Soluções Adesivas, BADESUL e COLORGRAF, com apoio master da UNIVERSIDADE FEEVALE e apoio das entidades do setor coureiro-calçadista.

Fábrica Conceito apresenta inovação tecnológica e sustentabilidade

Com foco em apresentar soluções que impulsionam a indústria brasileira também para o mercado de exportação, a Fábrica Conceito chega a sua 12ª edição apresentando a produção de calçados em tempo real com destaque para um modelo tipo exportação e outro em knit, com injeção direta em PU. A Fábrica estará focada ainda em duas questões fundamentais para as indústrias de calçados – sustentabilidade ambiental e soluções para a transformação dos parques industriais do setor para o conceito de Indústria 4.0.

Realizada pela Fenac Experiências Conectam, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Coelho Assessoria Empresarial, a fábrica é um projeto único no mundo, que tem como propósito apresentar aos fabricantes de calçados que visitam a feira soluções para o processo de fabricação de calçados e artefatos. Nesta edição, o projeto terá a parceria de duas gigantes do setor – Calçados Arezzo e Paquetá Calçados. “Serão quatro linhas de produção – duas da Arezzo, uma da Paquetá e uma operacionalizada pelos alunos do curso técnico de calçados do Senai”, destaca o coordenador técnico do IBTeC, Paulo Model, responsável por toda a parte operacional do projeto. A operação terá a participação de 70 empresas, entre as marcas de calçados, fornecedores de máquinas, equipamentos, componentes, matérias-primas e soluções tecnológicas expositores da feira. Em torno de 110 operários (incluindo os 60 alunos do Senai Calçado) responderão pela produção de 2.200 pares de calçados nos três dias de feira.

Estúdio Fimec apresenta temática de sustentabilidade e digitalização

O Estúdio Fimec 2022, tradicional espaço da feira destinado a pensar no futuro da moda a partir do comportamento dos consumidores, abordará os temas de sustentabilidade e digitalização. A atração apresentará materiais, produtos e sistemas dentro dos conceitos propostos pelo espaço. “A sustentabilidade e digitalização são os temas que mais se ampliaram durante a pandemia e, por isso, estarão presentes na edição deste ano”, destaca o coordenador do Estúdio Fimec, Luís José Coelho.

Na oportunidade, serão expostas matérias-primas naturais, tecidos de fibras, enfeites com sementes e materiais produzidos de forma sustentável. Já na parte de digitalização, o público poderá conferir o processo completo de desenvolvimento de formas de calçados de forma virtual, com a criação de estampas e artes neste ambiente, já introduzindo o conceito de metaverso para o setor. “Temos uma grande expectativa com esta edição, pois estamos há dois anos sem a realização da Fimec e o setor vive um dos melhores momentos dos últimos dez anos”, projeta Coelho. Em nova localização, o Estúdio Fimec deste ano estará situado na entrada da feira, dando as boas-vindas ao público.

SERVIÇO

Evento: 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)

Data: 08 a 10 de março 2022

Horário: 13 às 20 horas

Local: Fenac | Acesso exclusivo pelo novo SALÃO NOBRE: Av. Nações Unidas, 3025 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo/RS, Brasil

Credenciamento: antecipe o credenciamento pelo site. Credenciamento gratuito para profissionais do setor. Feira profissional, proibido o acesso de menores de 16 anos.

Realização: Fenac Experiências Conectam

Patrocínio: Covestro, Sicredi Pioneira e Transduarte

Apoio: Abicalçados, Abiacav, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV, Aicsul, Assintecal, CICB, Fiergs, IBTeC e Sebrae/RS.

Mais informações: acesse www.fimec.com.br e as redes sociais: www.facebook.com/FeiraFimec e www.instagram.com/feirafimec.

Outras notícias

Castástrofe Climática: ACIST-SL cancela eventos de maio

  Devido aos graves efeitos da catástrofe climática que assola São Leopoldo, a ACIST-SL cancelou todos os eventos programados para maio. “Nossos esforços estão concentrados em apoiar os atingidos pela enchente. Criamos uma força-tarefa com nossos associados para receber e