Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Festival Sul em Dança celebra em São Leopoldo duas décadas de atuação

Festival Sul em Dança celebra 20 anos com documentário

Margit Kolling (centro) dirige o Festival que reúne o universo da dança no Rio Grande do Sul

 

 

É de São Leopoldo a origem do SUL em DANÇA, o maior festival de dança do Rio Grande do Sul e um dos principais do país. E será o município que irá sediar a estreia do documentário que mostrará a trajetória de sucesso deste projeto que, desde sua criação, impactou cerca de 70 mil bailarinos, encantando e transformando a cena artística e cultural ao longo dos anos. 

O documentário SUL em DANÇA 20 ANOS será exibido no dia 26 de abril (sábado), no Teatro Municipal de São Leopoldo, a partir das 20h. 

Durante o dia também acontecerão workshops de formação nas áreas de produção cultural e videodança, além de palestra com a diretora do Festival.

 

Margit Kolling, idealizadora e diretora do Festival Sul em Dança
Margit Kolling, idealizadora e diretora do Festival Sul em Dança

 

“Para todos os envolvidos, será um momento de muita alegria e emoção. Pois foi aqui que demos os primeiros passos para levar adiante nosso sonho de promover o crescimento e a qualificação da dança”, emociona-se Margit Kolling, idealizadora, diretora e produtora do Festival.

A secretária de Cultura e Relações Internacionais, Lionella Goulart, destaca a importância do lançamento do documentário do SUL em DANÇA: “É um momento que traz muito orgulho a nossa cidade, são mais de 20 anos de história do Sul em Dança originado aqui em São Leopoldo e hoje, por meio de um edital de financiamento à Cultura, foi possível concretizar esse material”.

A realização é do Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais. A obra foi realizada com recursos da Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo.

A direção do projeto é de Margit Kolling, com produção de Luka Ibarra, da Lucida Desenvolvimento Cultural. O documentário foi realizado pela produtora de vídeo MOOV.art, com direção de Fernando Muniz.

Programação:

DOCUMENTÁRIO SUL em DANÇA 20 ANOS:

9h30 às 12h30 – Oficina de Produção Cultural – Elaboração de Projetos, com Luka Ibarra

14h às 17h – Workshop de Videodança, com Fernando Muniz 

19h – Palestra “Dança como Referência Empreendedora”, com Margit Kolling

20h – Exibição do Documentário SUL em DANÇA 20 Anos

Local: Teatro Municipal de São Leopoldo – Rua Osvaldo Aranha, 934 – Centro São Leopoldo, RS | Entrada Franca

 

Teatro Municipal de São Leopoldo
Teatro Municipal de São Leopoldo

 

Sobre o Festival SUL em DANÇA

Em 2023, o Festival SUL em DANÇA celebrou 20 anos de existência, consolidando-se como referência ao proporcionar experiências únicas e momentos inesquecíveis.

A cada ano, a programação do festival torna-se mais intensa. São palestras, workshops, apresentações de bailarinos, de grupos, de escolas e de projetos sociais. No centro de tudo, a dança, manifestada pelos mais diversos estilos, do ballet clássico, ballet clássico de repertório, dança contemporânea, jazz e danças urbanas, dentre outros. Um corpo de jurados qualificado, formado por profissionais de todo o país avaliam, ensinam e orientam. “São momentos que transformam vidas”, sintetiza Margit.

O Festival SUL em DANÇA surgiu em 2003, com o nome de São Leopoldo em Dança, tendo como palco a Sociedade Ginástica de São Leopoldo, onde ficou até 2009. Com o crescimento do projeto, mudou-se para o Ginásio Celso Morbach, com apresentações de 2010 a 2013. O Centro de Eventos de São Leopoldo, no Bairro Fazenda São Borja, foi o endereço entre 2014 e 2015. O Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, sediou o festival em 2016. 

E desde 2017, o Teatro FIERGS, de Porto Alegre, vem sendo a casa do evento que tem atraído milhares de pessoas. Em 2023, recebeu a celebração dos 20 anos do projeto. Em 2024, foi cancelado devido à enchente de maio, realizando uma edição especial Kids e Teen no Teatro FEEVALE. Este ano, o Festival retorna com sua 21ª edição, que acontecerá de 13 a 18 de maio no Teatro FIERGS.

Margit destaca a importância da confiança dos apoiadores e patrocinadores ao longo da jornada do Festival. “Não se trata apenas do recurso financeiro e sim do seu significado: cada apoio representa um investimento direto na realização de sonhos. A partir dele, toda uma cadeia produtiva é movimentada — artistas, técnicos, prestadores de serviço, educadores e diversos profissionais que vivem da cultura têm a oportunidade de atuar e seguir fazendo arte acontecer”.

Esse apoio vai muito além do papel de patrocinador — ele representa a visão de empresas e gestores que acreditam no poder transformador da arte e na força da cultura como agente de desenvolvimento social e humano. É graças a esse olhar sensível e comprometido que cada nova edição se torna realidade, ampliando o acesso, movimentando a economia criativa e deixando um legado que vai muito além do palco,” pontua

O Festival SUL em DANÇA em números ao longo de duas décadas:

70 Mil bailarinos | 10 mil apresentações | Mais de 3 mil horas de dança | R$ 214 mil em premiações | 1.089 grupos | 227 mil pessoas impactadas

Sobre Margit Kolling

Diretora e produtora do SUL em DANÇA, Margit Kolling atua na criação, produção e direção de espetáculos, eventos e festivais. Empreendedora cultural, está à frente da Arte & Ideias Gestão e Produção, empresa especializada em produção cultural, planejamento e gerenciamento de projetos, além de capacitações e mentorias na área.

Participou da produção de grandes eventos, como Natal Luz de Gramado, Espetáculo de Reinauguração do Beira-Rio, Inauguração da Arena do Grêmio, Magical Dance Tour at Walt Disney World. Seu trabalho tem sido reconhecido com diversas premiações ao longo da carreira. 

O foco na produção cultural a motivou a cursar MBA em Gestão de Projetos (Unisinos), Pós-graduação em Economia da Cultura (UFRGS), Graduação em Comunicação – Publicidade e Propaganda  (Unisinos) e Formação em Gerenciamento de Projetos (PMI).

Atua como professora do MBA em Dança – Gestão e Produção Cultural da Faculdade Inspirar e como parecerista em importantes seleções, incluindo o Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna e diversos editais no Brasil.

Ministra oficinas e workshops sobre gestão, produção e empreendedorismo na dança e na cultura, abordando temas como produção executiva, planejamento e gestão de eventos culturais, gestão do tempo e cadeia produtiva da dança.

Outras notícias