Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Estudantes indígenas recebem oficinas sobre o livro Os Ossos-e- Cinzas

 

Atividades nas aldeias Kaingang, de São Leopoldo e Guarani, em Viamão, estimularam a escrita criativa a partir da obra de Simone Saueressig | Foto: Guilherme Filipiaki

Entre os dias 23 e 27 de junho, crianças e estudantes de duas aldeias indígenas participaram das oficinas de escrita criativa conduzidas pela professora e contadora de histórias Milene Barazzetti e coordenadas pela Produtora Cultural Simples Assim.  Os encontros aconteceram em Viamão, na Aldeia Guarani, com a mediação do professor Paulo Morinico e em São Leopoldo, na Aldeia Kaingang, com a mediação de Sueli Khey Kaingang. Foram atendidos 41 alunos, com o envolvimento de seis professores. Em ambas as aldeias, houve a colaboração dos caciques para que as atividades tivessem o objetivo atingido. A iniciativa faz parte do projeto desenvolvido pela Produtora Cultural Simples Assim (Novo Hamburgo), no qual está incluída a obra Os Ossos-e-Cinzas, da escritora Simone Saueressig. O objetivo das oficinas é a formação de novos leitores e escritores em povoações indígenas.

Durante as oficinas, Milene, que também é escritora e psicopedagoga com ampla experiência em educação, incentivou a leitura do livro e estimulou os alunos a interpretar a história. Segundo ela, a experiência foi enriquecedora, pois os alunos foram incentivados a criar sua própria narrativa a partir de materiais especialmente preparados pela produtora.

O projeto desenvolvido pela produtora contempla ainda uma agenda de bate-papos entre a escritora Simone Saueressig e a rede escolar da região, para debater os elementos que embasaram sua pesquisa para a criação dos personagens e da história de Os Ossos-e-Cinzas. 

 

 

 

Livro foi lançado em junho, no Museu do Rio, em São Leopoldo/RS | Foto: Angela Rodriguez

Sobre Os Ossos-e-Cinzas:

O livro Os Ossos-e-Cinzas foi lançado no dia 16 de julho, no Museu do Rio, em São Leopoldo, com a presença dos autores. A trama acompanha dois personagens: Nãfy, um jovem que vive em uma aldeia Kaingang e possui o dom de compreender a língua dos animais; e a pequena Jandira, da aldeia Guarani. As histórias de ambos podem ser lidas individualmente e cruzam-se para um grande final, bastando virar o livro – que tem duas capas e pode ser iniciado por qualquer um dos lados. Suas trajetórias irão se encontrar no centro da obra, unindo-os em um mesmo desfecho. 

 

 

Escritora Simone Saueressig e sua obra Os Ossos-e-Cinzas, aventura fantástica que une mistério e cultura indígena do Vale do Sinos | Foto: Elizabeth Renz

A distribuição dos dois mil exemplares é gratuita para escolas municipais, estaduais e particulares do Vale do Sinos. As entregas ocorrem por meio das secretarias municipais de Educação e diretamente às instituições estaduais e privadas. Os professores também recebem material pedagógico – alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – com sugestões de atividades para serem trabalhadas em sala de aula a partir da temática indígena presente no livro.

O projeto Os Ossos-e-Cinzas (PRONAC 223846) conta com patrocínio master do Grupo Sinosserra. Patrocínio da Courovale, da TFL do Brasil e da Unique Rubber, com planejamento cultural da Simples Assim. Realização da Kunst Empresa de Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Outras notícias