Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Enchente 2024: Projeto AEA Solidária é reconhecido em âmbito estadual

AEA Sinos - Enchente maio 2024

Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos é case de sucesso na Sergs e no 23º EESEC pelas ações voluntárias na enchente de maio

AEA Sinos - Enchente maio 2024

Novembro foi um mês de valiosos reconhecimentos, em âmbito estadual, para a AEA Sinos – Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos por suas ações voluntárias de ajuda a comunidades de São Leopoldo e cidades vizinhas, atingidas pela catástrofe ambiental em maio deste ano. O projeto AEA Solidária foi case de sucesso, recebendo a Láurea Especial 2024 da Sociedade de Engenharia do RS (Sergs) e conquistando o 2º lugar no 23º EESEC – Encontro de Entidades de Classe, maior evento das entidades gaúchas das Engenharias, Agronomia e Geociências do RS, que aconteceu em Santa Rosa/RS.

 

“Por meio de nossa Diretoria, criamos o projeto AEA Solidária, uma rede com mais de 60 voluntários. Dos resgates a distribuição de mais de 300 toneladas de doações, foram quase quatro meses dedicados a levar ajuda para quem tanto precisava”, disse o presidente da Associação, o engenheiro civil Carlos Germano Weinmann.  Além dos Conselhos gaúchos de engenharia e arquitetura (CREA-RS e CAU-RS), que desenvolveram diversas ações para a reconstrução do RS, a AEA Sinos foi a única entidade de classe dos profissionais do setor no Estado a ter essa atuação.

 

A primeira honraria foi a Láurea Especial 2024 da Sergs. “Não poderíamos nos omitir de interagir com o poder público nessa tragédia que assolou 33,4 % (34 km2) da área do Município de São Leopoldo, atingindo 49,6 % da nossa população (90.400 pessoas), conforme dados do Departamento de Estatística e Economia do RS”, disse Weinmann no evento, realizado em 27 de novembro na sede social da entidade, no bairro Pedra Redonda, em Porto Alegre.

 

TRÊS MOMENTOS – Segundo ele, as ações se desenvolveram em 3 etapas.  A primeira delas foi a participação no resgate de pessoas a partir do segundo dia da tragédia. Durante cinco dias, foi feito o apoio com barcos nos bairros Centro, Zona Leste e Zona Norte (bairro Scharlau) da cidade. Depois, a AEA Sinos abriu um Centro de Distribuição de doações no bairro Cristo Rei, local que recebeu doações vindas de vários Estados. “Firmamos parceria com duas ONGs de São Paulo, o Movimento União Brasil e a Olhar de Bia, responsáveis por mais de 50% das doações recebidas.”

AEA Sinos - Enchente maio 2024

 

O terceiro momento foi a distribuição dos itens recebidos. Com apoio logístico do Exército, muitas das doações foram feitas in loco, como na Vila Brás e nos bairros Jardim Viaduto, Campina e Vicentina, assim como para entidades e órgãos públicos, a exemplo do Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto –que recebeu uma grandiosa quantidade de fardos de água para serem distribuídos à população. “Doamos mais de 300 toneladas de cestas básicas, água, roupas, cobertores, alimentos, material de limpeza e higiene, brinquedos, portas e fogões, além de kits escolares para escolas públicas e particulares”, citou o presidente da AEA Sinos.

 

Já no 23º EESEC, em Santa Rosa, a AEA Sinos conquistou o 2º Lugar com o case AEA Solidária. Segundo o Tesoureiro da AEA Sinos, o engenheiro civil Ari Borges dos Santos, foi um momento ímpar e de grande emoção. “Nosso trabalho foi aplaudido de pé, o que nos enche de orgulho e reforça a relevância do associativismo”, disse ele. A EESEC, uma promoção do CREA-RS e do Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER-RS), ocorreu de 28 a 30 de novembro.

Vídeo case – AEA SOLIDÁRIA

https://drive.google.com/file/d/1GlrvzKHsCq2SL2cUrLov4YEPYDE1RD_M/view?usp=sharing

 

Redação: Marcia Greiner, jornalista, reg prof; | Edição: Elizabeth Renz, coordenadora de conteúdo Portal São Leopoldo Negócios & Cia. Reg. prof. 8228/95

Outras notícias

Unisinos e Tecnosinos no CEITEC

Unisinos e Tecnosinos fortalecem parceria com o CEITEC

No dina 08 de janeiro o reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Guilherme Trez e o gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt, realizaram uma visita institucional ao Centro Nacional de Tecnologia