Grupo de 28 empresas gaúchas participou da Tecnomoda realizada em Ribeirão Preto/SP
Com 34 curtumes e as cinco maiores empresas de laminados sintéticos do Brasil na sua lista de 80 expositores, a segunda edição da Tecnomoda aconteceu nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Ribeirão Preto/SP. O Rio Grande do Sul foi destaque no grupo de expositores, contabilizando a presença de 28 empresas entre os fornecedores de insumos, materiais, serviços e tecnologia. Participaram as marcas Altero, AMCM, Artecola, Boxflex, Compor, FCC, Gold Bag, Killing, KM Desing, Kromatica, Krumenauer, LS, Mared, MK, M&L Comunicação, Moschem, Natur, Noko, OCM, Partner, Polibox, RP Couro, Sculp, Tanac, Taura, Tecnicouro e Transduarte. O IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Afins também esteve presente.
Segundo os organizadores, a feira cresceu 40% em tamanho e número de expositores, num comparativo à sua estreia em 2024, e firma sua presença no calendário de eventos dos segmentos da moda e da estofaria do País.

Os gestores das entidades apoiadoras e os organizadores do evento enfatizaram o sucesso desta segunda edição. A Tecnomoda nasceu com recursos próprios, a partir da percepção de que o mercado estava carente de uma feira de negócios, o idealizador e diretor da Tecnomoda, Ricardo Michaelsen, destacou a parceria com o Studio Compor/Compor Digital para oferecer aos expositores as informações sobre as principais tendências da moda. “A curadoria realizada pela designer e pesquisadora Tatiane Ritzel influenciou para que as coleções apresentadas nos estandes fossem ainda mais assertivas, o que certamente contribui muito para o fechamento de pedidos para os fabricantes”, comentou.
O designer gaúcho Claudemir Lorenzi, da criação da CR Leather, do Maranhão, com filiais em Franca/SP e Estância Velha/RS, participou pela segunda vez da Tecnomoda. “A feira foi de extrema significância, pois mostramos nossos couros para vários segmentos, como calçados, artefatos, automotivo e moveleiro. Isso também nos motiva a fazer um exercício de criação, para que possamos atingir a todos esses setores com artigos direcionados”. Um exemplo foi um couro corrugado aplicado em um banco de automóvel.
Cristina Steiner, do setor de Desenvolvimento do Curtume Partner, participou pela primeira vez da feira, com a perspectiva de estar mais próxima dos clientes de São Paulo e de Minas Gerais “Recebemos clientes já consolidados e também tivemos contatos com outras empresas, e acreditamos que vamos fechar bons negócios a partir dessas visitas”, pontuou.
O presidente do Sindicato da Indústria do Curtimento de Couros e Peles do Estado de São Paulo (Sindicouro) e diretor titular do grupo Commoda/Fiesp, Wayner Machado, afirmou que a feira é muito importante para fortalecer a indústria da região. “Apoiamos totalmente a Tecnomoda, que surgiu para aproximar a cadeia de suprimentos e os fabricantes”, afirmou.
O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca), José Carlos Brigagão, qualificou a feira como extraordinária. “A feira cresceu, mudou de endereço e o novo local já está pequeno para o seu potencial. Seguiremos apoiando a iniciativa”, salientou o executivo, lembrando que o setor calçadista tem muitos desafios e precisa separar as questões políticas da realidade nas fábricas, e a feira contribui para o segmento superar os desafios.
A diretora executiva do Sindicato da Indústria do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), Silvia Mestriner, assegurou que “o setor calçadista precisava desta feira, que traz oportunidades, gera conexões e apresenta soluções para a indústria inovar nos produtos”.
O diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Mário Frassati, parabenizou os realizadores pela “coragem” de criar a feira. “É muito difícil criar e mais ainda sustentar um novo evento setorial como a Tecnomoda. Vocês estão de parabéns por conseguirem oferecer essa oportunidade de atualização para os fabricantes de tantos setores”, salientou.
A próxima edição está agendada para os dias 6 e 7 de agosto de 2025, no mesmo local.
Customização – A Tecnomoda esteve mais robusta e foi realizada em novo local, mais moderno e com o espaço de exposição ampliado, no Alcans Hall, onde apresentou novidades para os visitantes. Uma delas foi o projeto Tapeçaria do Futuro, no qual dois carros foram customizados ao vivo para que o público possa ver como é feito o trabalho de customização”, destaca Ismael Zimmer, sócio da Tecnomoda.
Um dos dois carros customizados foi uma BMW, com o interior em couro da Leather Labs. A pintura foi com as tintas da Colortek, o estofamento em costura 3D computadorizada feita pela Couro e Arte, e o volante remodelado pela PRV Custom. Já o Opala ano 1976 foi todo restaurado, com a parte interna e o teto em vinil da Cipatex. Os bancos seguem com a estrutura original preservada, priorizando o conforto proporcionado pelo sistema de molas, mas trazendo um aspecto mais moderno, como a remodelagem em espuma, o uso do sintético e costuras customizadas pela Bancar Custom. A forração das portas em EVA ofereceu um toque macio, além de ser um material leve e impermeável. O teto e o carpete serão também customizados.
ENCONTRO HISTÓRICO – O diretor e idealizador da feira, Ricardo Michaelsen, reforça o caráter profissional do evento, que é totalmente voltado para o B2B, e tem como propósitos proporcionar o fechamento de negócios e conectar pessoas com interesses em comum. Prova disso é que a feira sediou a reunião de tapeceiros com o propósito de iniciar a criação da Associação Brasileira de Tapeçaria Automotiva, algo inédito para a categoria.
Olhar voltado também para o mercado da moda
A Tecnomoda também contemplou as áreas de calçados, artefatos e vestuário. Um dos destaques da feira foi a parceria com o Estúdio Compor, para ofertar gratuitamente a todos os expositores a mais atual pesquisa de moda, que serve como um norte para o desenvolvimento dos materiais que estarão expostos na feira. A grade de palestras apresentou temas de interesse das empresas e dos visitantes, proporcionando o acesso ao conhecimento e networking entre os participantes. “Nossa vocação é aproximar pessoas e empresas para que possam trocar ideias, gerar parcerias e crescer com esses encontros”, reforça Ricardo Michaelsen.
Gestor público ressalta a importância da feira para a região de Ribeirão Preto
O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, salienta que a cidade possui uma vocação natural para sediar eventos empresariais, e isso se deve à infraestrutura hoteleira e à localização estratégica, que tornam Ribeirão Preto um ponto de convergência para negócios em diversas áreas, e o poder público em sua gestão tem como prioridade fortalecer ainda mais essa vocação. “Pretendemos investir em melhorias contínuas na infraestrutura. Nossa meta é garantir que Ribeirão Preto não apenas mantenha os eventos que já abriga, mas também atraia novas feiras e convenções que possam agregar valor à nossa economia local”.
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