Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Empresários da região conhecem o CONTESC

 

Nesta quinta-feira, 26, diretoria do Contêineres Terminal Santa Clara – CONTESC esteve em São Leopoldo para um encontro com empresários da região. O evento, articulado com a vice-presidência Regional Vale do Sinos e Caí da Federasul, teve o objetivo de trazer mais informações sobre o funcionamento e a capacidade de operação do terminal.

CONTESC – Mario Borba de Araújo, gerente do CONTESC e Vinícius Rufatto de Barros, do setor comercial de cabotagem do TECON, esclareceram como está a operação do Terminal Santa Clara, salientando os benefícios que o modal hidroviário apresenta, dentre eles a proximidade com as cidades da região metropolitana.

As duas embarcações disponibilizadas atualmente têm capacidade de 172 e 150 TEU, que fazem quatro viagens semanais. Tem janela de atracação no TECON Rio Grande e parceria com um grupo de armadores e capacidade para ova e desova de cargas.

Ambos comemoram os bons resultados da movimentação de contêineres. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 21.320 TEUs, contra os 19.776 TEUs do mesmo período de 2018. E para 2020 a perspectiva é de aumentar a capacidade de contêiner na mesma embarcação, passando de 175 para 200.

Outra aposta é a obtenção da DTA – Declaração de Trânsito Aduaneiro, que agilizará o trânsito aduaneiro.

Para o presidente da ACIST-SL, Oldemar Brahm, a conversa trouxe uma série de esclarecimentos e possibilidades para as empresas que buscam reduzir seus custos operacionais.

O vice-presidente da Regional, Ângelo Fontana, informou que a Federasul vem realizando ações junto às oito regionais do estado para fazer um grande levantamento sobre os pontos positivos e viáveis do RS e a reunião vem ao encontro deste objetivo. Também participaram Flavio Roberto Müller, presidente da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária de Nova Santa Rita, Armelindo Vanzella, da CICS de Portão e Waldir João Kléber da ACI de Montenegro.

Todos os presentes serão comunicados dos próximos movimentos do CONTESC e já estão convidados a fazer uma visita técnica no Porto de Rio Grande. O evento será organizado pela Regional Vale do Sinos e Caí e informado posteriormente.

Outras notícias

A 9ª Sinfonia integra-se à reconstrução de São Leopoldo

Obra-prima de Beethoven, que exalta a  fraternidade e a alegria, será apresentada no mês da Imigração para “abraçar” a cidade. Iniciativa vem sendo organizada desde dezembro de 2023 pela Presto Produções e Apresentações Artísticas, com o apoio da Lei Rouanet.

Festival Musicâmara reúne corais da região

Festival acontece entre os dias 8 e 11 de julho, na Igreja de Cristo (Igreja do Relógio) com entrada franca Valorizar a beleza do canto coral, que é um dos legados da Imigração Alemã para o Rio Grande do Sul.