Aumento das exportações e saldo positivo de empregos contribuiu para resultado positivo
Após a forte queda registrada no segundo trimestre de 6,85% , a economia de São Leopoldo reagiu no período seguinte, registrando aumento de 7,5%. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 06, durante a apresentação da 26ª edição do Boletim Socioeconômico Trimestral da ACIST-SL. O economista Marcos Tadeu Lélis, coordenador do Grupo de Pesquisa Competitividade e Economia Internacional da Unisinos responsável pelo levantamento, apontou que a reação veio em um momento importante após a tragédia climática ocorrida em maio.
Para chegar a este percentual, foram analisados quatro pilares: Arrecadação municipal (Impostos sobre a prestação de serviços de qualquer natureza), geração de emprego formal, variação do estoque de emprego formal, Efeito Brasil (IBC-BR) e Efeito RS (IBCR-RS) e exportações
A geração de empregos formais no mesmo período, calculada a partir do saldo de admitidos menos desligados, foi de 1.161 vagas a mais. A estimativa é de que São Leopoldo empregue formalmente 54.382 pessoas.
As exportações cresceram 2,8% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2023. O município arrecadou R$ 128 milhões gerados pelos embarques principalmente de armas, munições, motores e máquinas não elétricas. Os Estados Unidos foram os principais compradores, com uma participação de 42,2% sobre o total exportado. A China ficou em segundo lugar, com 11,4% de participação. Neste período, os chineses aumentaram em 103,6% o volume de compras.
Perfil – São Leopoldo tem nos serviços (56,7%) seu principal componente. A categoria de serviços é composta por atividades como: alojamento e alimentação, atividades imobiliárias e comércio. A indústria contribui com 26,5% do PIB leopoldense, o que é superior à participação da indústria no estado. Esse resultado reflete a importância de grandes indústrias, inclusive multinacionais, que geram renda e desenvolvimento em São Leopoldo.
O Boletim Socioeconômico Trimestral da ACIST-SL e cada edição destaca um dos blocos temáticos: Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Educação, Saúde e Percepção de Qualidade de Vida. Para dimensionar o desempenho dos indicadores do município de São Leopoldo, utiliza como base de comparação os municípios de Novo Hamburgo, Gravataí e Canoas, por apresentarem características demográficas e de localização geográfica similares às observadas em São Leopoldo. Eles pertencem à Região Metropolitana de Porto Alegre e têm mais de 200 mil habitantes.
A realização do Boletim conta com o patrocínio da Sicredi Pioneira, Stihl, SKA, Frontec, Vila Rica Imóveis, W3K, Datwyler e Colégio Sinodal, e especialmente nesta edição, do apoio do Observatório Social de São Leopoldo.