Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

“Digital no bastidor. Humano na entrega”: Lojistas de São Leopoldo conhecem as tendências mundiais do varejo

Ivonei Pioner, presidente da Federação Varejista do Varejo do RS

Ivonei Pioner, presidente da Federação Varejista do RS, palestrou na CDL São Leopoldo sobre a NRF 2025

 

Em um cenário de rápidas transformações, o varejo tem buscado cada vez mais inovação para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e as novas tecnologias que surgem a cada ano. Com esse foco, o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, falou durante a Intrajornada de maio, realizada no dia 21 de maio, na CDL São Leopoldo.

 

 

O dirigente compartilhou sua experiência na NRF 2025, a maior feira de varejo do mundo, realizada em Nova York, destacando soluções tecnológicas, estratégias de personalização e a integração entre canais físicos e digitais.

Segundo o presidente, temas como sustentabilidade, inteligência artificial e novas formas de relacionamento com o cliente estão moldando o futuro do setor. Para ele, mesmo os pequenos e médios negócios devem acompanhar essas transformações, adaptando-se gradualmente para seguir relevantes e conectados às demandas do consumidor atual.

Simplicidade – “A tecnologia precisa ser simples”. A frase de Pioner, dita no início da palestra, sintetiza grande parte do que foi apresentado na NRF 2025. Isto porque, segundo ele, as lojas físicas continuam sendo  lugar de importância para os consumidores. “O comércio eletrônico tem um percentual muito pequeno. As pessoas querem tocar, sentir e depois definir a compra”, ressaltou. Lojas menores, muito focadas no seu segmento, limpas e com pouco mostruário são uma das principais tendências. Com a economia prateada avançando e as novas gerações em processo de mudança, personalizar as lojas é ainda mais relevante. “Há a busca da conexão emocional”, define. 

Unified commerce – A unificação do varejo físico com soluções digitais já é realidade. Ofertar serviços, com caixas automáticos, paineis de consulta para auxiliar a decisão de compra, que será efetuada na loja – deve ser ponto de atenção. “Com o e-commerce, o cliente não precisa mais ir à loja. Então, temos que fazer que desejar, quer ir até nós”, sublinha.

O presidente da CDL São Leopoldo, Olinto Menegon, destacou a importância de encontros como a Intrajornada, levando conhecimentos e novas percepções para o setor varejista.

O evento também recebeu os novos associados e promoveu networking entre os participantes.

 

Ivonei Pioner e Olinto Menegon
Ivonei Pioner e Olinto Menegon

Outras notícias