Nesta terça-feira (14), às 15h, com a presença de autoridades da segurança e empresários parceiros, acontecerá o ato de entrega do sistema de cercamento eletrônico do Instituto Penal de São Leopoldo.
A implantação do sistema é uma ação do CONSEPRO – Conselho Pró Segurança Pública de São Leopoldo, que conseguiu a doação dos equipamentos com a empresa STV Segurança . Segundo Rogério Daniel da Silva (FOTO), presidente do Conselho e diretor de Segurança Pública da ACIST São Leopoldo, o sistema permitirá monitorar saídas e entrada de detentos, bem como controlar possíveis fugas.
O monitoramento eletrônico do presídio é uma demanda de pelo menos 10 anos, quando entidades da região começaram a discutir o uso de tecnologias para auxiliar na segurança pública. Na época as tratativas que envolveram a SSP/RS avançaram, culminando no cercamento do instituto penal de Novo Hamburgo. “Essa demanda de São Leopoldo sempre foi pauta nas reuniões de segurança. Graças às parcerias com a STV que doou os equipamentos e a instalação e com a Sebratel, parceira na doação da rede de internet, agora se torna realidade’, destaca Rogério.
O projeto envolve também as empresas Baquinox e Bruckmann responsáveis, respectivamente, pelo fornecimento e instalação dos postes de aço para fixação de câmeras.