Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Conferência municipal debate fortalecimento do SUS para trabalhadores em São Leopoldo

Integrantes da Comissão apontaram os delegados que irão atuar no eixos estratégicos

Integrantes da Comissão apontaram os delegados que irão atuar no eixos estratégicos

 

A cidade de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, sediou no último sábado (12) a 1ª Conferência Municipal do Trabalhador e da Trabalhadora, evento focado na formulação de propostas para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) voltados à população economicamente ativa.

Realizada no auditório do Colégio São Luís, a conferência reuniu representantes do poder público, usuários, trabalhadores da saúde e prestadores de serviço com o objetivo de construir diretrizes para políticas públicas mais eficazes no âmbito da saúde do trabalhador. A iniciativa integra a etapa preparatória para a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, marcada para junho, em Porto Alegre, e que antecede a 5ª Conferência Nacional, prevista para agosto, em Brasília.

A secretária municipal da Saúde, Kelbe Gonçalves, destacou a importância de incorporar as demandas da linha de frente do SUS às decisões estratégicas. “Foi o momento de ouvir propostas e demandas de quem trabalha no SUS para, a partir disso, elaborar políticas permanentes que melhorem o seu bem-estar e, consequentemente, o atendimento à população”, afirmou.

Também participaram da atividade a presidente da Câmara de Vereadores, Iara Cardoso, e o vereador Daniel Daudt. Durante o encontro, foram apresentadas duas moções: uma defendendo a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, e outra propondo ampliação de investimentos em serviços especializados de saúde.

A conferência deste ano foi orientada pelo tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, com base em três eixos estruturantes: a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde laboral; e a ampliação da participação popular no controle social do sistema de saúde.

Ao final dos debates, foram eleitos oito delegados que representarão o município nas etapas estadual e nacional, sendo quatro do segmento de usuários, dois de trabalhadores e dois de gestores e prestadores de serviço. Confira os nomes:

Segmento Usuários
Titulares: Simone Ribeiro Peixoto, Diefrei Boaventura da Silva, Júlio César Pedro de Carlos e Agnes Diesel Schmitt
Suplentes: Maria Coreti Santos, Márcia da Silva, Roberta da Conceição Wobeto e Eliziane Fogliatto Caitano Miguel

Segmento Trabalhadores
Titulares: Clediana Lima Langner e Cassiane Angélica de Moura de Carlos
Suplentes: Paula Vanessa Adam e Paulo Henrique Rodrigues Machado

Segmento Gestores e Prestadores de Serviço
Titulares: Izabel T. de Souza de Oliveira (prestadora de serviço) e Gicela B. Leal Timponi (gestão)
Suplentes: Eliane Gomes Mattos (prestadora de serviço) e Estela Junges (gestão)

 

Texto elaborado com informações da Comunicação Social da PMSL | Foto: Divulgação PMSL |

Outras notícias