Integrantes da Comissão apontaram os delegados que irão atuar no eixos estratégicos
A cidade de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, sediou no último sábado (12) a 1ª Conferência Municipal do Trabalhador e da Trabalhadora, evento focado na formulação de propostas para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) voltados à população economicamente ativa.
Realizada no auditório do Colégio São Luís, a conferência reuniu representantes do poder público, usuários, trabalhadores da saúde e prestadores de serviço com o objetivo de construir diretrizes para políticas públicas mais eficazes no âmbito da saúde do trabalhador. A iniciativa integra a etapa preparatória para a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, marcada para junho, em Porto Alegre, e que antecede a 5ª Conferência Nacional, prevista para agosto, em Brasília.
A secretária municipal da Saúde, Kelbe Gonçalves, destacou a importância de incorporar as demandas da linha de frente do SUS às decisões estratégicas. “Foi o momento de ouvir propostas e demandas de quem trabalha no SUS para, a partir disso, elaborar políticas permanentes que melhorem o seu bem-estar e, consequentemente, o atendimento à população”, afirmou.
Também participaram da atividade a presidente da Câmara de Vereadores, Iara Cardoso, e o vereador Daniel Daudt. Durante o encontro, foram apresentadas duas moções: uma defendendo a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, e outra propondo ampliação de investimentos em serviços especializados de saúde.
A conferência deste ano foi orientada pelo tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, com base em três eixos estruturantes: a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde laboral; e a ampliação da participação popular no controle social do sistema de saúde.
Ao final dos debates, foram eleitos oito delegados que representarão o município nas etapas estadual e nacional, sendo quatro do segmento de usuários, dois de trabalhadores e dois de gestores e prestadores de serviço. Confira os nomes:
Segmento Usuários
Titulares: Simone Ribeiro Peixoto, Diefrei Boaventura da Silva, Júlio César Pedro de Carlos e Agnes Diesel Schmitt
Suplentes: Maria Coreti Santos, Márcia da Silva, Roberta da Conceição Wobeto e Eliziane Fogliatto Caitano Miguel
Segmento Trabalhadores
Titulares: Clediana Lima Langner e Cassiane Angélica de Moura de Carlos
Suplentes: Paula Vanessa Adam e Paulo Henrique Rodrigues Machado
Segmento Gestores e Prestadores de Serviço
Titulares: Izabel T. de Souza de Oliveira (prestadora de serviço) e Gicela B. Leal Timponi (gestão)
Suplentes: Eliane Gomes Mattos (prestadora de serviço) e Estela Junges (gestão)
Texto elaborado com informações da Comunicação Social da PMSL | Foto: Divulgação PMSL |

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227