Integrantes da Câmara Temática de Desenvolvimento Industrial de São Leopoldo estiveram em Porto Alegre nesta quarta-feira, 19, para uma agenda institucional. Liderados pela vice-prefeita Regina Caetano, que também atua como secretária de Desenvolvimento Econômico e coordenadora da Câmara, conversaram com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo, com o deputado Joel Wilhelm e com o secretário Executivo de Desburocratização e Empreendedorismo, Diogo Leuck.
O principal objetivo foi a apresentação da Câmara Temática para o secretário Ernani Polo, para que pudesse conhecer com mais detalhes as atividades e o seu papel frente à sociedade. A Reforma Tributária também esteve na pauta da agenda.
Participaram da reunião as lideranças Sergio Galera e Valmir Pizzutti (Sindimetal), Arthur Jacobus (Unisinos). Daniel Klafke e Carlos Reis (ACIST São Leopoldo), Milton Viário (Federação dos Trabalhadores), Maria Rosito (SEDETTEC), e Denir Machado (Câmara da Indústria)
A Câmara Temática de Desenvolvimento Industrial de São Leopoldo foi criada por meio do Decreto nº 10.017 de 29 de dezembro de 2021 para atuar como um colegiado formado pelo Poder Público, Sindicatos Patronais e dos Trabalhadores, instituições públicas e privadas, além da Associação Comercial e da Federação dos Trabalhadores. Em 2024, ocorreu uma alteração por meio do Decreto nº 10.891 de 27 de setembro com o propósito de reunir o Poder Público Municipal, os Empresários e Trabalhadores dos setores industriais da cidade para a elaboração de diagnósticos e proposituras de ações que possam posicionar a cidade de São Leopoldo como líder no desenvolvimento industrial no estado do Rio Grande do Sul.
Atualmente, as atividades da CTI estão sendo organizadas e executadas por Grupos de Trabalho da Câmara Temática, que estão divididos em três núcleos: Educação e Formação Profissional (GT1); Comunicação (GT12); e Atratividade (GT3). Todos serão operacionalizados pelo Plano de Ação 2025.
As ações da Câmara são definidas por um Comitê Executivo formado por dirigentes da SEDETTEC (que coordena a Câmara Temática), Sindimetal, ACIST-SL, Unisinos, IFSul e Sindicato dos Trabalhadores da Indústria. A gestão executiva é gerenciada pelo secretário executivo Denir Machado.
A CTI representa a indústria do município, cujas atividades contribuem com 26,5% do PIB, o que é superior à participação da indústria no Estado. Esse resultado reflete a importância de grandes indústrias, inclusive multinacionais, que geram renda e desenvolvimento em São Leopoldo. As indústrias locais exportam anualmente em torno de US$ 140 milhões, principalmente armas e munições, motores de pistão e máquinas não elétricas.
O setor absorve em torno de 30% dos cerca de 55 mil trabalhadores formalmente registrados na cidade.
Foto: Divulgação Câmara Temática de Desenvolvimento Industrial de São Leopoldo

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227