Permanência da CTI e projetos estiveram na pauta da primeira reunião de 2025 do grupo que atua no desenvolvimento industrial de São Leopoldo
A primeira reunião do ano do Comitê Executivo da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, realizada dia 13 de fevereiro, demonstrou que haverá a continuidade do colegiado de 33 integrantes formalizado em 2021, durante o governo do então prefeito Ary Vanazzi (PT), para discutir os rumos do setor industrial a partir da pandemia.

No encontro, sediado no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do RS (Sindimetal), a vice-prefeita da atual gestão, Regina Oliveira Caetano (PL), que também comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETTEC), destacou a relevância do trabalho da Câmara Temática para o desenvolvimento industrial de São Leopoldo, devido às atividades e representatividade perante a sociedade, na busca de uma São Leopoldo melhor, mais produtiva, atrativa e cheia de oportunidades. O diretor executivo do Sindimetal (entidade que sedia as reuniões), Valmir Pizzutti, comentou que o trabalho desenvolvido pela Câmara Temática da Indústria tem servido de inspiração para outros municípios, tanto do Rio Grande do Sul, quanto de outros estados brasileiros. Carlos Reis, vice-presidente de Indústria da ACIST São Leopoldo, destacou a relevância do setor industrial para a economia da cidade e o quanto esse tema é importante para a entidade. “São Leopoldo tem uma vocação muito forte para a indústria e por isso é muito importante para a ACIST-SL estar engajada nesse movimento em prol do desenvolvimento local”, disse.
As ações da CTI são definidas por um Comitê Executivo formado por dirigentes da SEDETTEC (que coordena a Câmara Temática), Sindimetal, ACIST-SL, Unisinos, IFSul e Sindicato dos Trabalhadores da Indústria. A gestão executiva é gerenciada pelo secretário executivo Denir Machado.
Por que a CTI é importante? Porque representa a indústria do município, cujas atividades contribuem com 26,5% do PIB, o que é superior à participação da indústria no Estado. Esse resultado reflete a importância de grandes indústrias, inclusive multinacionais, que geram renda e desenvolvimento em São Leopoldo.
As indústrias locais exportam anualmente em torno de US$ 140 milhões, principalmente armas e munições, motores de pistão e máquinas não elétricas.
O setor absorve em torno de 30% dos cerca de 55 mil trabalhadores formalmente registrados na cidade.
Grupos de Trabalho – No encontro de fevereiro foi apresentada a estrutura operacional da Câmara Temática, elaborada para acompanhar as mudanças e a aceleração do mercado para atender as necessidades da indústria 4.0. São três núcleos formados pelos Grupos de Trabalho que atuam diretamente nas áreas de Educação & Formação Profissional; Comunicação; e Atratividade e são responsáveis pela validação e operacionalidade do Plano de Ação 2025.
Sobre a Câmara Temática da Indústria – O primeiro encontro do colegiado ocorreu em julho de 2020. Naquele ano, a economia gaúcha enfrentava uma das piores crises da sua história, agravada tanto pela pandemia quanto pela incapacidade de implementar um programa de desenvolvimento industrial de médio e longo prazo.
Frente à gravidade da deterioração econômica e da indústria, mais do que apresentar propostas, o grupo observou que era necessário construir um movimento com todos os segmentos. Após vários encontros, a CTI foi constituída em 2021 para recuperar e revitalizar o setor industrial de São Leopoldo. O governo Vanazzi assinou o Decreto nº 10.017 de 29 de dezembro de 2021. Foi alterado em setembro de 2024 (Decreto nº 10.891), para a entrada de novas entidades. Atualmente, é formada por um colegiado formado por trinta e três entidades, entre administração pública, sindicatos patronais, sindicato dos trabalhadores e instituições.
Além da Prefeitura Municipal, a Câmara Temática da Indústria é composta pela Câmara de Vereadores, 13 sindicatos da Indústria e dos Trabalhadores de São Leopoldo, Novo Hamburgo e região, ACIST-SL, FTMRS, CNM-CUT, Unisinos, IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, Escola Técnica Mesquita, SENAI, SESI e SEBRAE, além de outros atores que participam de forma eventual.
Redação e edição: Elizabeth Renz | coordenadora de Conteúdo Portal www.slnegociosecia.com.br | Reg prof, 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227