Cão Bono – junto ao tenente Gerson Meireles dos Santos – que atuou no resgate às vítimas de Brumadinho, será um dos destaques do evento que ocorre nesta segunda-feira, 10 de agoso, na Universidade Feevale
A Associação dos Municípios do Vale Germânico – Amvag, realiza nesta segunda-feira, dia 10, a partir das 13h30, no Auditório Prédio Azul da Universidade Feevale o seminário Gestão Estratégica de Crises e Contingências – Integrando Segurança, Saúde e Defesa Civil no Vale Germânico.
O evento foi concebido com a finalidade de oferecer estratégias de preparação e resposta a potenciais desastres, ressaltando a importância do trabalho cooperado entre equipes de primeira resposta e fortalecendo a integração entre os órgãos responsáveis pelo atendimento às ocorrências e aos gestores públicos.
A programação abordará cenários como deslizamentos, ameaças em escolas, derramamento de cargas tóxicas, acidentes com múltiplas vítimas e eventos climáticos extremos, além de estratégias de prevenção, preparação, resposta integrada e recuperação diante de situações críticas.
Além de gestores públicos envolvidos em estratégias de primeira resposta, como equipes de saúde, assistência social e segurança, o seminário terá na assistência representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, guardas municipais e Corpo de Bombeiros.
A programação reunirá especialistas com ampla experiência em resposta a desastres e gestão de emergências, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas.
Como atividade prática, terá um simulado de mesa, aberto a um número limitado de participantes, proporcionando uma experiência de tomada de decisão e coordenação interinstitucional em cenários de crise.
O evento terá condução técnica de Alex Mossman, instrutor internacional em gestão de emergências e resposta a desastres, é docente de pós-graduação na área e possui formação e certificações nacionais e internacionais em gestão de crises, atendimento pré-hospitalar, busca e resgate e operações em desastres.
Convidados especiais
Bono – Cão de resgate pertencente ao Corpo de Bombeiros do RS que atuou em resgates como
Brumadinho e em enchentes no RS. É treinado em buscas e salvamentos em estruturas colapsadas
Tenente Meirelles – Oficial reformado do Corpo de Bombeiros Militar do RS, falará sobre a importância da busca com cães nas operações de resposta a desastres.
Hemerson Luz – Oficial Médico da Marinha do Brasil, participando ao vivo de Brasília, abordando a resposta médica em desastres.
Marcelo Bidone – Advogado e enfermeiro, compartilhará a experiência adquirida na resposta ao terremoto da Venezuela.
Programação
13h00 – Recepção.
13h30 – Panorama de Riscos Regionais: análise de cenários no Vale Germânico, desastres naturais e tecnológicos e a nova face da emergência social, seguido da palestra “O Ciclo da Gestão de Desastres e Emergências”, abordando prevenção e mitigação, preparação institucional, resposta integrada, recuperação e continuidade de governo.
15h15 às 15h45 – Intervalo.
15h45 – Protocolos Críticos e Intersetoriais: segurança escolar e atirador ativo, saúde em desastres e comunicação de crise; planejamento estratégico e tomada de decisão, identificação de lacunas, captação de recursos e parcerias; e realização do Simulado de Mesa.
18h00 – Encerramento.

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227
AINDA NÃO ACESSOU O CANAL DO PORTAL NO WHATSAPP?
CLIQUE AQUI: https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb65HRO6LwHenkbgs81C


